A gestão do estresse foi o tema do 11º encontro do Conselho da Mulher Empreendedora

A gestão do estresse foi o tema do 11º encontro do Conselho da Mulher Empreendedora

Especialista explicou a importância do controle dessa reação psicofisiológica para garantir a saúde e manter as relações pessoais e profissionais

O 11º encontro mensal do Conselho da Mulher Empreendedora (CME), realizado nessa terça-feira, dia 22, contou com a presença da professora, consultora e psicóloga, Ariane Vicinança. O tema abordado foi a gestão do estresse, que auxiliou e alertou às participantes do evento – empreendedoras da região de Campinas – sobre como o problema pode ser prejudicial à saúde, além de expor dicas de como lidar como o assunto da melhor forma.

Ariane introduziu o tema ao explicar que as mulheres lidam de uma forma diferente com o estresse, pois, possuem múltiplos papéis como o de mãe, esposa e também, no caso, empreendedora. Muitas vezes as mulheres acumulam tarefas e se comparam a altos padrões de produtividade, gerando insatisfação e também o estresse. 

"O estresse é uma reação psicofisiológica, porque é ao mesmo tempo emocional e físico. O organismo se prepara para um esforço maior que o usual a fim de enfrentar um desafio”, explica a psicóloga. E além dos problemas físicos gerados pelo estresse, como tensão muscular e dores de cabeça, existem também os problemas de relações pessoais. Afinal, quem nunca descontou em pessoas do relacionamento diário, que nada tinham a nada a ver com o assunto, e muitas vezes sem nem perceber?

A psicóloga auxiliou as mulheres também a avaliar o seu estresse. Segundo ela, é necessário notar se o corpo está sentindo algum sintoma físico como dores musculares, dor de cabeça, ombros tensos, acidez estomacais ou maxilares contraídos. É possível avaliar também por meio das emoções, como estar frequentemente com tédio, desinteresse, raiva ou ansiedade. Se a maioria dessas características persistirem, é necessário buscar um tratamento com algum especialista no assunto, pois o estresse prejudica a saúde e a qualidade dos relacionamentos nos quais a pessoa está inserida. 

Algumas soluções propostas por Ariane para amenizar o problema são: realizar uma lista de afazeres e estabelecer prazos mais justos para ele, adiar o que for necessário e priorizar o que é importante; se conhecer e descobrir seu limite e padrões de comportamento, o que pode gerar uma melhora nas relações pessoais; buscar acompanhamento de um especialista e entender que é impossível atender aos padrões de beleza, bem-estar e produtividade ideais. Outra dica da especialista para quem passa por situações estressantes diariamente e não pode evitá-las, como enfrentar horas no trânsito, é tentar amenizar essa situação colocando algum CD favorito para tocar durante o trajeto, por exemplo. 

 Clique aqui para ver as fotos do encontro.

O CME

O Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) se reúne desde julho de 2015. Em encontros mensais com mulheres que exercem cargos de liderança nas empresas, são abordados temas de interesse a cada profissão e as posturas mais adequadas para diferentes situações.


CME, Conselho-Mulher-Empreendedora, Psicóloga, Ariane-Vicinança, 2016, Estresse, gestão

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados