https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/510..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Vendas digitais devem reduzir o prejuízo do comércio na Páscoa

Sem perspectivas de contratações temporárias, a exemplo do que ocorreu no ano passado e com faturamento 47,80% menor do que em 2020, quando o comércio já sofreu fortemente os efeitos da pandemia, este ano os lojistas empenham-se em realizar as vendas pelo e-commerce.

O Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) estima uma evolução positiva nas vendas digitais neste período, podendo atingir 20% acima do volume de 2020.

Em fevereiro de 2021, quando o comércio funcionava com horário reduzido, na Fase Laranja do Plano São Paulo, as perspectivas para as vendas no período da Páscoa projetavam um crescimento de 32,5% no faturamento, com vendas estimadas em R$ 175 milhões em Campinas e a R$ 354 milhões na Região Metropolitana. No entanto, com as Fases Vermelha e Emergencial, que proíbem o atendimento presencial no comércio classificado como “não essencial” e permitem apenas o funcionamento na modalidade delivery, as perspectivas de vendas em 2021, de acordo com o economista Laerte Martins, diretor do Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), são de uma evolução positiva nas vendas digitais neste período, podendo atingir 20% acima do volume de 2020. 

Desta forma, o comércio deve faturar R$ 137 milhões em Campinas e R$ 278 milhões na RMC. Apesar de abaixo das expectativas de fevereiro, o faturamento ainda é 3,8% maior em Campinas e 4,1% nas 20 cidades que compõem a região, em comparação a 2020. O ticket médio deverá ficar em R$ 110,00, cerca de 10% acima do ano passado, apesar da perda do poder de compra e do impacto do dólar e da inflação em alta que elevaram o preço dos ovos de chocolate e das matérias primas em torno de 7,9%.

“Em 2020, por ocasião da Páscoa, com a pandemia da Covid-19 no seu auge, o nível de contratação de temporários ficou zerado, e o volume de vendas, sofreu uma redução de 50% em relação à 2019. O volume de vendas foi de R$ 267 milhões no ano passado contra R$ 533 milhões registrados em 2019”, lembra o economista. Não deve ocorrer – ou ser mínima – a contratação da mão de obra temporária este ano, pelo fato de o comércio não estar funcionando de forma presencial. “Pesquisa nacional avalia que, de forma geral, o comércio está propenso a atingir, em média, até 4% do consumo de 2020”, diz. “Na comparação das vendas estimadas para este ano (R$ 278 milhões), na RMC, com 2019 (R$ 533 milhões), antes da pandemia, o resultado da Páscoa atual será 47,8% menor”, analisa Laerte Martins.

Ações

À medida que o mercado demanda novas soluções para os empreendedores, a ACIC tem buscado soluções para auxiliá-los. Este mês, por exemplo, foi lançada uma plataforma de conteúdos – a ACIC+ – na qual serão abordados temas que devem contribuir para solucionar os problemas das empresas relacionados à gestão, tendências, qualificação, técnicas de venda, motivação de equipe, liderança e legislação vigente, entre outros. 

Por meio da plataforma, serão realizadas lives com os principais nomes do mercado para auxiliar os comerciantes a enfrentar e vencer os desafios na gestão de suas empresas e oferecidos conteúdos rápidos, mas fundamentais para qualquer negócio, e que podem ser aplicados no dia a dia, além de programas de capacitação para gestores. Ainda para o primeiro semestre de 2021, a ACIC pretende oferecer uma solução para o aprimoramento da logística de entregas do comércio.

Programação de abril

A ACIC permanece, em abril, com programação voltada a levar importantes informações e orientações aos seus associados por meio do universo online. Pelo menos seis lives serão realizadas, quatro das quais pelo programa ACNetworking, um dos principais programas da Associação voltado para a geração de negócios em Campinas. A partir de abril, todas as lives passam a ser realizadas pelo Instagram.

Lives no Instagram @acicampinas

06/04 - às 11h - O primeiro passo para fechar uma negociação comercial - Lucas Conti

27/04 - às 11h - Score para reduzir a inadimplência - Camila Oliveira

 

Lives Instagram @acnetworking 

07/04 -   As etapas da persuasão - Nicole Guimarães

14/04 -   Bate papo sobre etapas da persuasão com membro do AC Networking

22/04 - Reduza seus custos operacionais e utilize melhor seu dinheiro - Com especialista da área

28/04 - Bate papo sobre etapas da persuasão com membro do AC Networking


Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados