https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/503.jpeg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Ser Mulher

Não é fácil ser mulher nos dias de hoje. Mas já foi muito pior. Buscando na história, hoje homenageamos a mulheres que lutaram por melhores condições. Fonte: JORNAL DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Eu confesso que, por muito tempo, achei essa história de comemoração do Dia Internacional das Mulheres uma babaquice. Hoje eu entendo que a idiota era eu. E que esse dia, mais do que comemorado, precisa ser entendido.

Aprendi recentemente nessas discussões do BBB que todos têm o seu lugar de fala. E eu tenho o meu. Mas nem sempre soube o que eu estava falando.

Pois bem, hoje sou uma mulher madura, de 44 anos, branca, magra, de uma boa condição social que me permitiu acumular diplomas, mãe, casada pela segunda vez, profissional reconhecida na minha área.

Continuando no meu tom confessional, não significa que nada foi fácil. Foram incontáveis as vezes que sofri assédio sexual, que fui preterida por ser mulher, que fui excluída por ser divorciada, ou bonita demais para ser inteligente. Só que eu achava que me abalar por isso, ou reclamar, era mimimi. Acreditava que dar importância a isso era desprezar minhas conquistas e ser ingrata pela minha condição. 

Que burra eu fui! Quantas vezes encarei reuniões, plateias, família estando destroçada por dentro e com um sorriso impecável por fora...

Não é fácil ser mulher nos dias de hoje. Mas já foi muito pior. Buscando na história, hoje homenageamos a mulheres que lutaram por melhores condições. Quer sejam as mulheres na Rússia que foram às ruas em greve, quer sejam operarias nova iorquinas que morreram na fabrica incendiada com as portas trancadas.

E mesmo a sociedade ainda não sendo igualitária, tudo que sou e conquistei hoje, pude fazer porque elas se sacrificaram. Não se contentaram com o que lhes era oferecido e lutaram.

E nessa perspectiva, meu sorriso impecável é uma covardia. Graças a essas mulheres, conquistamos muitos direitos, mas está longe de ser suficiente. E se eu, mulher madura, bem resolvida, não usar o meu lugar de fala para mostrar que existe desigualdade sim, existe preconceito sim, existe uma grande quantidade de mulheres em submissão sim, existe feminicídio em todas as classes sociais sim e precisamos nos posicionar, não podemos mais aceitar que essas coisas aconteçam com qualquer uma de nós.

E não é mimimi. É coragem. É sabedoria. É sororidade.

Feliz dia Internacional das Mulheres a todas nós!


Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados