https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/502..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Qualificação auxilia mercado varejista na manutenção de negócios e empregos

Semana do Varejo será realizada pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) de amanhã, dia 2, até 4 de março. O evento será online e gratuito. Objetivo é evitar o fechamento de empresas do setor - foram encerradas 392, no município, em 2020 - por não estarem preparadas ou adaptadas à nova realidade do mercado, devido à pandemia da Covid-19.

Somados, os segmentos de Varejo e de Serviços representam 71,28% dos setores produtivos da cidade. 

Responsável por 86.850 postos de trabalho em 2020 (eram 90.379, em 2019) e o terceiro mercado gerador de empregos em Campinas, o varejo vem, há quase um ano, quando teve início o isolamento social provocado pela Covid-19, sofrendo com o abre e fecha das lojas e com a necessidade de adaptar empresários e colaboradores às inovações para garantir, pelo menos, parte das vendas. Para ajudar os estabelecimentos do varejo da região, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) tem buscado capacitar empreendedores, gestores, comerciantes e comerciários por meio de palestras, workshops e cursos, visando atualizá-los com as demandas da nova realidade. Apenas em Campinas são 22.650 lojas (dados de em dezembro de 2020), que representam 32,35% dos setores produtivos da cidade - fica atrás apenas de “Serviços”, que responde por 38,93%. 

Considerando que, em 2019, havia 23.042 empresas de varejo, 392 delas, pelo menos, por motivos diversos, encerraram as suas atividades na cidade durante a pandemia. O foco da ACIC é contribuir para garantir os negócios e os empregos. Desta forma, a Semana do Varejo, que será realizada de amanhã, dia 2, até 4 de março, trará dicas sobre vendas, estratégias, inovações e desafios. O evento é online e gratuito. As inscrições devem ser feitas no site https://retailconference.com.br.

“As regras do jogo foram mudadas e, por isso, os empresários precisam estar aliados aos novos caminhos e habilidades que podem representar vários anos de vantagem diante da concorrência e criar formas inovadoras de vendas. Entender as soluções que grandes empresas varejistas do mercado estão criando para atrair clientes e gerar mais vendas é primordial para o negócios na conjuntura atual. A proposta é que esse evento permita uma visão mais estratégica e incentive novos planos de ação nas empresas”, explica Adriana Flosi, presidente da ACIC.

No primeiro dia, a Semana do Varejo apresentará temas voltados para o atendimento e vendas; liderança e gestão de pessoas; e tecnologia no varejo. Também será apresentado um case de sucesso, o Grupo Nós, joint venture entre a mexicana Femsa (representada no Brasil pela Coca-Cola Femsa) e a empresa brasileira Raízen, que inaugurou em dezembro de 2020 a sua primeira unidade da rede de varejo OXXO no país, mais precisamente em Campinas. O CEO do Grupo Nós, que também é responsável pela marca Shell Select no Brasil, Rodrigo Patuzzo, falará sobre visão de mercado para 2021, liderança e pessoas, projetos de expansão empresarial e de como o grupo interage com o atual momento do mercado, servindo de exemplo aos empreendedores da região. Nos dois dias seguintes serão realizados workshops para que sejam apresentados, na prática, como os negócios podem ser revolucionados.

NÚMEROS DO VAREJO EM CAMPINAS EM 2020

Fonte: Departamento de Economia da ACIC

Total de estabelecimentos de comércio e serviços = 62.942. 

Apenas varejo = 22.650 estabelecimentos (23.042, em 2019), que representam 32,35% dos setores produtivos, ficando atrás somente do setor de Serviços que conta com 38.930 empreendimentos (38,93%). 

Categorias: PME, Micros e MEIs que movimentam cerca de 75% do varejo.

Empregos gerados = 86.850 postos de trabalho (90.379, em 2019), que lhe garante ser o 3º setor na geração de empregos.

Concentração do comércio varejista:  shoppings centers (40%), região Central (35%), e periferia (25%). 

Comércio varejista no Centro Expandido = 2.300 (2.620, em 2019).

Abertura de empresas de varejo = 5.527. 

Fechamento de empresas de varejo = 3.876.

Faturamento anual = R$ 14,980 bilhões (R$ 15,950 bilhões em 2019).

 

SEMANA DO VAREJO - ACIC

Programação:

2 de março - 14h - abertura

Palestras:

1) Cinco formas para estruturar seu processo de vendas - Fred Alecrim (Credere) - Como montar um processo de alto impacto para vender no físico e no digital, explorando todos os canais e tendo bem definidas as etapas, desde a prospecção até o pós-venda.

     

2) Como construir uma equipe de alta performance Edmour Saiani (Ponto de Referência) – Manutenção do time engajado e trabalhando em alta performance, praticando uma liderança que reduz os impactos externos e prioriza a análise de resultados e indicadores.

       

3) Utilize as tecnologias como ferramenta para atingir novos resultados - Ricardo Guinâncio (O Negócio do Varejo)  - As ferramentas que podem melhorar os resultados em vendas, atendimento e experiência do cliente, explorando novas estratégias e utilizando a tecnologia a favor da loja física.

 

     

 

 

4) Aprenda com quem construiu uma jornada de sucesso - Rodrigo Patuzzo (Grupo Nós) - Os segredos da jornada de sucesso de um dos principais nomes do varejo nacional.

17h15 – encerramento

   

 

 

03 de março, às 9h30 - Workshop de vendas - André Ortiz - palestrante internacional com mais de 30 anos de experiência prática em vendas. Tema: Transforme sua loja em uma máquina de vendas -  A metodologia que ajuda as empresas a organizarem a operação de venda, resultando em maior desempenho, organização e taxas melhores de conversão.

 

 

     

 

 

 04 de março às 9h30 - Workshop de liderança - Murilo Manzano - palestrante e treinador de líderes de empresas nacionais e multinacionais.  Tema: Como ter um time de vendas engajado e trabalhando em alta performance - Como desenvolver a equipe de vendas para alavancar a produtividade e os resultados.


Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados