https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/311..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Quais são as habilidades que um profissional precisará dominar no futuro

Estamos perto de vivenciar a 4ª Revolução Industrial, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

A indústria 4.0 nos permitirá viver avanços mais velozes do que nunca, e mudanças extraordinárias, além de reunir evoluções em tecnologias digitais, físicas e biológicas.

Por esse motivo, é necessário analisar as nossas competências para ter certeza que conseguiremos desempenhar novas funções com excelência para se manter no mercado futuramente.

O FEM, anunciou em 2019 as competências comportamentais que serão mais exigidas no mercado de trabalho futuramente. 

Dominar essas habilidades será essencial para o desenvolvimento dos profissionais no mercado.

Neste post, compartilhamos os tópicos considerados como mais importantes para que um profissional possa se manter no mercado com excelência futuramente. Confira!

1. Resolução de problemas complexos - Uma das principais habilidades para se dominar, necessárias para o desenvolvimento profissional no futuro, será aprender a resolver problemas complexos. 

Esta capacidade permitirá ter elasticidade mental que, auxiliarão na resolução de problemas inéditos de acordo com o contexto da situação.

De toda forma, fique despreocupado. Todos sabem que ninguém nasce com essa habilidade, é algo que se constrói no cotidiano dentro das empresas. Porém, seu desenvolvimento será necessário para se manter no mercado. 

2. Gestão de pessoas - Mesmo com o avanço da tecnologia e o constante crescimento de automações em diversas áreas, ainda assim, no futuro, os funcionários sempre serão o recurso e o investimento mais valioso de uma empresa, pois, são criativos, compreendem sentimentos e são capazes de se adaptarem, além de complementar as ideias e desenvolver relacionamentos. Mas, por sermos humanos, também ficamos desmotivados e distraídos. 

O líder do futuro precisará se adaptar às mudanças de comportamento e situações adversas dentro da empresa e ainda assim, conseguir motivar sua equipe para que continuem maximizando a produtividade e atendendo às necessidades da organização. 

3. Inteligência emocional - Um grande líder precisa ter inteligência emocional e saber delegar e desenvolver seu próprio estilo de gerenciamento. 

De forma geral, as habilidades sociais como persuasão, inteligência emocional e habilidade para ensinar, serão muito requisitadas em todas as áreas. 

A inteligência emocional afeta a forma como administramos os nossos comportamentos e complexidades sociais para, assim, tomarmos decisões capazes de gerar resultados positivos. 

Essa habilidade é essencial, principalmente para gerentes e líderes, assim como é importante desenvolver o seu quociente emocional. 

4. Julgamento e tomada de decisão - O profissional do futuro também precisará estar apto para realizar julgamentos, porém, com discernimento e habilidade para tomada de decisões importantes e firmes, além de conseguir filtrar números e proporcionar percepções relevantes de acordo com a complexidade da situação. 

5. Negociação - Todos os profissionais, mas principalmente vendedores, precisam desenvolver a interação social e métodos de negociação, assim como habilidades interpessoais muito mais evidentes. Para descobrir como se tornar um negociador melhor, acesse o nosso conteúdo que ensina técnicas de negociação clicando aqui.

A Associação Comercial consegue te ajudar a se desenvolver para se tornar um profissional mais qualificado e preparado para o mercado de trabalho no futuro. Participe do Programa de Formação de Gestores, curso que faz parte da Escola de Negócios da ACIC.

Neste programa, serão abordados temas que passam por várias esferas de uma empresa, como, por exemplo, Liderança, Gestão de Pessoas, Administração e Finanças, Marketing, Inovação e Técnicas de Negociação.

Torne - se um profissional admirável e mais preparados para os próximos anos, participando do PFG. 

Entre em contato com um de nossos especialistas e consulte mais informações clicando aqui

 


Equipe ACIC| #profissionalfuturo #profissional

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados