https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/728..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Participação feminina na área de TI cresceu 60% nos últimos cinco anos

Dado foi apresentado em Campinas, no encontro promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora, da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), que abordou a liderança feminina e tendências de mercado e contou com palestra da vice-presidente global da The Bridge Social, Irina Bezzan. Estudo do IBGE, no entanto, aponta que as mulheres representam apen

Com a finalidade de impulsionar o empreendedorismo feminino, debater tendências e desafios do mercado e estimular o crescimento profissional de mulheres empreendedoras por meio do aprimoramento do conhecimento, a presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) e secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi, reuniu 30 convidadas no último dia 20/5, no restaurante Coco Bambu, para uma palestra proferida por Irina Bezzan, vice-presidente global da The Bridge Social, uma rede global de tecnologia, UX (User Experience ou Experiência do Usuário) e digital, que conecta talentos a oportunidades digitais em todo o mundo. O tema foi abordado durante uma edição do Conselho da Mulher Empreendedora (CME).

Irina é responsável pelos programas de Aquisição de Talentos, Diversidade e Inclusão, Gestão de Cultura, Clima e Desenvolvimento Organizacional  da The Bridge Social e, em sua apresentação, traçou um panorama do crescimento das mulheres no mercado de trabalho e destacou a ascensão feminina também no universo da tecnologia. A palestrante apresentou dados que mostram, por exemplo, que, nos últimos cinco anos, a participação feminina na área de TI cresceu 60%. No entanto, estudo do IBGE aponta que as mulheres representam apenas 28% da força de trabalho em tecnologia.

Para ela, que tem 25 anos de experiência em Gestão de Pessoas e Negócios, as “soft skills” (habilidades interpessoais) têm papel preponderante no desempenho das mulheres: “Nós, mulheres, temos soft skills incríveis, como a empatia, que nos permitem resolver uma complexidade de problemas porque isso é da nossa natureza”, diz Irina. De acordo com ela, com a evolução da tecnologia, as relações ficarão mais humanas e as habilidades interpessoais serão um grande trunfo para a ascensão feminina dentro das empresas.  

Irina Bezzan, que é também CEO da Torus, aceleradora de startups em RH e de Impacto Social e membro do conselho da Gluker, plataforma de ecossistemas de startups, ainda citou “trends” que impactam no desempenho das mulheres em cargos de liderança, como a diversidade, a inclusão, a preocupação com a saúde mental, as flexibilidades nas relações de trabalho e a aprendizagem intencional, entre outras. “No final do dia, é importante lembrar que, mesmo com toda essa tecnologia, tudo o que falamos até agora são meios para as pessoas criarem valor para pessoas e, invariavelmente, quanto mais digital estamos, mais humanos precisamos ser”, finalizou a VP da The Bridge Social.

“O encontro foi uma oportunidade de atualização acerca de temas relevantes para as mulheres em cargos de liderança, e de networking entre estas, que são protagonistas nas suas respectivas áreas de atuação”, explicou Adriana Flosi, presidente da ACIC e idealizadora do Conselho da Mulher Empreendedora.

Estiveram presentes Luiza Moretti, vice-reitora da Unicamp, Luciana Freitas, presidente da OAB Campinas, Kelma Camargo, diretora regional do SECOVI e Rosana Jamal Fernandes, co-fundadora da Baita Aceleradora, entre outras.

Sobre o CME

O Conselho da Mulher Empreendedora da ACIC foi idealizado por Adriana Flosi em julho de 2015. Seu objetivo é impulsionar o empreendedorismo feminino, debater tendências e desafios do mercado, estimular o crescimento profissional por meio do aprimoramento do conhecimento e fortalecer uma rede de contatos assertiva, com o objetivo de fomentar empresas, gerar empregos, movimentar a economia e contribuir para o bem-estar da comunidade.

 

Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados