https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/382..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Pandemia acelera adoção de pagamentos via app e carteiras digitais

Estudo da SBVC mostra que 21% dos consumidores realizam pagamentos via aplicativo, índice que era de apenas 4% em 2018. Já 58% das empresas mudaram essa estratégia para lidar com efeitos da covid-19 nos negócios.

Os pagamentos móveis via app vêm apresentando grande expansão - movimento que deve ser impulsionado no pós-covid pelo mundo low touch (ou aproximação mínima), que evolui na esteira das preocupações dos consumidores com sua saúde.

 

De acordo com a segunda edição do estudo "Panorama dos meios de pagamento no varejo brasileiro", desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a OfferWise, a adoção de meios de pagamento como apps e carteiras digitais foi acelerado pela pandemia: 70% das empresas entrevistadas fizeram alguma mudança em sua estratégia de meios de pagamento nos últimos 12 meses, e 58% modificaram suas estratégias para lidar com os efeitos da covid-19. Carteiras digitais, parcerias com marketplaces e empresas de cashback e QR Codes são as principais respostas do varejo para lidar com os efeitos do coronavírus. 

 

"O uso mais intenso de meios de pagamento digitais é positivo para a economia do País, pois aumenta a formalização do mercado e torna mais fácil alcançar a população desbancarizada", analisa Eduardo Terra, presidente da SBVC.

 

Para ele, carteiras digitais e pagamentos via app não são mais uma tendência, como eram na primeira edição do estudo, de 2018. "Não é exagero dizer que avançamos cinco anos em cinco meses. A covid-19 acelerou a transformação digital do varejo e a adoção de novos hábitos pelos consumidores", afirma.

 

O estudo fez uma radiografia dos principais meios de pagamento que são utilizados por consumidores e empresas do setor, mostrando que os meios digitais ganharam espaço nos últimos dois anos.

 

Atualmente, 21% dos consumidores realizam pagamentos via aplicativo, índice que era de apenas 4% em 2018. A opção de pagamento móvel é oferecida por 62% das empresas, conta 13% há dois anos.

 

A pandemia também provocou uma aceleração no uso de meios alternativos, como o cashback, que saltou de 17% para 25%. Cupons de descontos e programas de fidelidade mantiveram índices semelhantes ao da edição anterior do estudo (31% e 22%, respectivamente).

 

Por outro lado, 43% dos consumidores entrevistados dizem não usar nenhum desses meios de pagamento. "Essa é uma oportunidade para o varejo se fazer mais presente na vida dos clientes, oferecendo conveniência e vantagens financeiras como forma de criar um relacionamento mais sólido", comenta o presidente da SBVC.

 

O estudo mostra que o tipo de pagamento utilizado pelos clientes varia conforme o tipo de compra e produto: normalmente, bens duráveis são pagos com cartão de crédito (muitas vezes parcelado), enquanto para as compras de consumo imediato o pagamento nas lojas físicas é realizado com cartão de débito ou dinheiro.

 

Para as compras online, o cartão de crédito é o principal meio. "A relevância do meio de pagamento é muito mais cultural do que tecnológica, e sua evolução dependerá do comportamento das próximas gerações (nativas digitais) e de sua aceitação de meios de pagamento mais convenientes, integrados ao smartphone ou wearables", diz Terra.

 

O estudo ainda verificou que as criptomoedas não encontram interesse dos consumidores: 47% se recusam a usar esse meio de pagamento. Já o varejo, que indicava na edição 2018 do estudo a possibilidade de passar a usar criptomoedas, mudou seu foco para outros meios que têm mais possibilidade de aceitação pelos clientes.

 

FOTO: Thinkstock

 

Fonte: JORNAL DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

 


Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados