https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/290..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

O que o Oscar pode te ensinar na gestão do seu negócio?

Entenda como o filme Parasita pode te ajudar na gestão do seu negócio.

No último domingo (9) aconteceu a maior premiação do cinema mundial, o Oscar 2020, e o longa estrangeiro Parasita foi o principal destaque da noite, fazendo história com 4 prêmios,  “Melhor Filme”, “Melhor Roteiro Original”, “Melhor Filme Estrangeiro” e “Melhor Diretor”. Mas, você pode estar se perguntando, e eu com isso? Bom, se pensarmos que o filme e toda sua produção nada mais é que um negócio, com custos, processos, objetivos, colaboradores e líderes, conseguimos enxergar um modelo que deu certo, no caso do longa sul-coreano. 

O melhor filme é aquele que se destaca entre muitas possibilidades, de gênero, produção e até de custos. Ele tem que transmitir a sua mensagem de maneira assertiva, seja ela qual for, e isso Parasita fez com maestria, cativando e levando o espectador a torcer pela família do enredo principal e sair do filme com uma sensação de impotência em relação às desigualdades do mundo. Isso no meio empresarial se chama, empatia, que pode ser traduzido como se ver no lugar do outro, podendo ser trabalhado com seu público ou seus colaboradores, através de campanhas e ações para melhoria da comunicação e proximidade. 

O Melhor roteiro é aquele que te prende, e muitas vezes te surpreende, como é o caso do longa em questão, que muda a cada instante, te mantém sempre atento e aguardando pelo desfecho final. Mas também é baseado em um roteiro, ou seja, um planejamento, onde cada frame, cada fala e ação foi previamente pensada. 

Bom, aí você já entendeu onde quero chegar, não existe resultado sem planejamento, mesmo que ele mude e evolua durante o processo, precisa ser executado. 

No cinema essa mudança brusca na história, pode ser chamada de plot twist, nos negócios chamamos de inovação, que vem através do estudo de métodos baseados no entendimento das dores do seu negócio ou cliente.

Parasita venceu o Melhor Filme Estrangeiro, que nada mais é que uma segmentação, e dentre seus concorrentes do mesmo nicho, ele foi o melhor. 

Além da temática falar sobre a cultura sul-coreana e questões importantíssimas na atualidade, como a desigualdade social e o preconceito, se destacou por ser original no trato dos assuntos, às vezes leve, cômico, reflexivo e até bastante agressivo no desfecho final.

Acreditamos que qualquer empresa funcione dessa maneira, é preciso analisar os concorrentes, e pensar na melhor estratégia para se destacar entre os mesmo. Podemos levar como dica do filme passar a sua verdade, o seu cotidiano, para seu público, sendo eles seus clientes ou até mesmo seus colaboradores, isso engaja e te faz parecer mais real.

Por fim, o Prêmio de Melhor Diretor, que foi entregue para Bong Joon-ho, que juntamente a sua equipe entregou um filme, um trabalho impecável. O diretor do filme é o líder, os produtores, atores e figurinistas são os colaboradores, e aqui cabe muito bem essa palavra, pois a equipe se ajuda, se completa para que cada cena tenha o impacto, uma vez pensado pelo diretor. Nem todo diretor é roteirista, ou seja, quem idealizou o processo, mas, o diretor é quem tem a visão do todo, que consegue expor suas ideias de maneira clara, para que toda a equipe esteja focada em um mesmo objetivo. 

Trazendo para o nosso dia a dia, um bom líder deve ser aquele que busca por capacitação e entendimento do todo, que engaja sua equipe com metas pré-definidas, feedbacks, otimização de processos e principalmente que entende o valor de cada colaborador para o alcance de resultados.

E os resultados chegam, nada é inalcançável quando o objetivo é definido e o plano é assertivo, afinal, como você explica um filme sul-coreano tomar o Oscar de Quentin Tarantino e Martin Scorsese? 

Se você entende a importância desse tema, e busca se aperfeiçoar cada vez mais em novas técnicas de liderança, conheça mais sobre a Escola de Negócios da ACIC, e os workshops de liderança e gestão.  

Saiba mais, falando com a nossa equipe.


Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados