https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/407..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

MP 927: O que mudou?

Quais foram as mudanças apresentadas pela MP 927 e como ela impacta o empregador

Desde o início da pandemia, a ACIC vem te mantendo informado sobre todas as regras apontadas pelas MPs e seus impactos aos empregados e empregadores brasileiros. Agora a antecipação de férias, feriados, banco de horas, teletrabalho, saúde e segurança do trabalho perderam a validade. A MP 927 foi retirada de pauta pelo Senado, e perdeu validade no último domingo (19). A norma alterou as regras trabalhistas para o enfrentamento do período de calamidade pública imposto pelo avanço da Covid-19 no país.

Portanto, voltam a vigor as regras previstas na CLT. Confira o panorama:

Antecipação de férias

A partir de agora não se pode mais antecipar as férias dos colaboradores, assim como o pagamento não pode ser feito posteriormente.

Na CLT consta que o empregador somente pode conceder férias após o empregado completar o período aquisitivo completo de 12 meses, conforme o art. 135 da CLT, o aviso prévio de férias deve ocorrer com 30 dias de antecedência.

E o Pagamento das férias com 1/3, deve ocorrer com pelo menos 2 dias de antecedência.

Teletrabalho

O empregador não pode mais determinar, unilateralmente, a alteração do regime de trabalho do presencial para o remoto. Outra mudança se aplica a estagiários e aprendizes, que não podem mais cumprir o regime de trabalho remoto.

Antecipação de Feriados

Não será mais permitida a antecipação de feriados, previamente utilizados para o mantimento do isolamento social.

Banco de horas

Os bancos de horas voltam a ser compensados, obrigatoriamente, em um período de 6 meses. E não mais em até 18 meses como previamente se havia estipulado.

Saúde e Segurança do Trabalho

Os exames médicos ocupacionais voltam a ser exigidos nos prazos regulamentares, sem dispensa de sua realização.

Os treinamentos previstos em NRs voltam a ser exigidos, tendo que ser realizados de forma presencial e nos prazos regulamentares.

Fiscalização

Todas as exigências e prazos já devem ser obedecidos e entraram em vigência no dia 20 de julho. 

Todas as informações foram retiradas do artigo de Danielle Nader, para o NOTICIAS CONTÁBEIS e você pode conferir mais informações, CLICANDO AQUI!

 

Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados