https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/329..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Métodos ágeis, como implementar na sua empresa.

Introduzir novos modelos para o processo de entrega de atividades pode auxiliar e minimizar e potencializar o tempo no desenvolvimento de projetos

Atualmente, um dos maiores desafios para empresas que buscam implantar novos projetos ou mesmo um novo produto, é garantir que toda a execução será feita até o final e que haja coerência no desempenho da equipe e que seja entregue o que foi proposto no início da atividade. 

Pensando em como aperfeiçoar e facilitar a produção, as metodologias ágeis tendem ajudar as equipes a trabalharem alinhada com todos os processos. Além disso, permite transmitir mensagens com mais clareza e evitando ruídos  na comunicação, mantendo o foco deste trabalho. 

Com isso, muitos gestores aplicam esse sistema para tornar o trabalho mais assertivo, os principais métodos utilizados nas empresas são o de Scrum, Kanban e Lean. 

Neste texto vamos falar como aplicar esses recursos de forma fácil e que trará resultados no dia a dia. E também te desafiar a praticar a mudança de cultura do seu negócio. 

Como surgiram as metodologias 

O conceito surgiu nas indústrias, pois os processos de trabalho eram longos e havia uma grande falta de comunicação entre setores, por isso precisou ser criado uma forma de unificar essas informações. Após ser validada a sua eficácia, logo foi adotado por outros segmentos. 

Os projetos precisavam ter início e fim bem definidos, mas não significava que eram de curto prazo, contrário, alguns deles chegavam a ser finalizado após anos e muita coisa acontecia no decorrer do processo. Nesta época já era importante a utilização de métodos inteligentes para monitoramento, mas ainda era preciso simplificar a execução, dessa forma, começou a ser pensadas outras maneiras para facilitamento, surgindo assim, os métodos ágeis. 

Este por sua vez, visa ciclos de evolução curtos, com foco em entregas e melhoria, possibilitando identificar erros e falhas na realização e como se deve aplicar as melhorias.

Vantagens de implementação 

Para obter resultados, é preciso escolher a metodologia certa, para isso, entenda qual se adapta melhor com os objetivos do seu negócio. Nenhuma é superior que a outra, mas existe a que possui recursos que atenda às expectativas do projeto em desenvolvimento. 

Outro ponto para a escolha, é entender sobre o plano a ser desenvolvido. Depois disso, realizar os ajustes necessários para adequar de acordo com os resultados esperados. Com a implementação, as equipes de produção não tem a necessidade de se preocupar com processos burocráticos, já que a simplificação garante que os esforços sejam exclusivamente para a criação da solução. Além de proporcionar ao colaborador uma independência para que ele busque alternativas para a resolução de problemas. 

Ao aderir a essas metodologias, flexibiliza a interação entre empresa e cliente. O envio de sugestões dos consumidores faz com que o time pense soluções antes de um projeto ser concluído, possibilitando a personalização da solução oferecida e garantindo a satisfação do comprador. São infinitas as vantagens de utilizar os métodos ágeis.

  • Permite várias ideias;

  • Agilidade e eficácia;

  • Faz com que o colaborador coloque o cliente sempre no centro da estratégia;

  • Fácil adesão e permite a flexibilização.

3 principais métodos ágeis

Scrum 

O principal objetivo do Scrum é auxiliar o desenvolvimento de projetos de curto prazo. Sendo ele, a metodologia mais conhecida e utilizadas nas companhias. 

Para ser bem-sucedido, é vital que você conheça os pontos positivos e negativos da sua equipe e designar a atuação de cada qual na execução do produto, além disso, estabeleça um representante para o cliente, este por sua vez, tem a função de reportar as listas de prioridades, e assim garantir o bom resultado na entrega. A partir disso, é criada uma listagem de prioridades, chamada de backlog. 

A distribuição de períodos dessa metodologia é chamada de sprints, que são os intervalos para o avanço das etapas, somente depois da finalização e da revisão, a equipe passa para outro ciclo do sprint. 

O Scrum existe para oferecer agilidade nos processos que tenham urgência em ser finalizados. 

Kanban

O Kanban tem a premissa de ser composto por checklists, oferecendo uma visão completa do projeto que está sendo desenvolvido pela sua equipe. Ele é de fácil implementação e ao lado do Scrum vem sendo muito utilizado nas empresas.   

 A metodologia ganhou muito espaços nos últimos anos por conta da sua versatilidade e a possibilidade de adaptação para qualquer tipo de negócio. Para colocá-lo em prática basta apenas ter um quadro físico ou digital e dividir da seguinte forma:

  • TO DO: tarefas que precisam ser realizadas;

  • DOING: tarefas que estão sendo realizadas 

  • DONE: tarefas que já foram finalizadas, entregues e revisadas pela equipe

Mas para que a metodologia tenha resultados, é preciso realizar o monitoramento das atividades designadas e solicitar a atualização dos status de cada um dos processos realizados. 

Lean 

Como sua própria tradução já diz, enxuto, o Lean, se tornou muito conhecido e utilizados pelas startups, pois é indicado para trabalhos que sejam mais objetivos. O principal foco da metodologia, é a identificação de possíveis desperdícios no processo de execução de projetos. Sendo assim, são utilizados apenas os recursos necessários para a finalização de um produto, diminuindo os custos e aumentando a produtividade do time. 

Os princípios deste método é que os gestores são capazes de aproveitar ao máximo a efetividade dos colaboradores e melhorar o tempo para a entrega das atividades designadas.

    A validação deste método é composta por três passos: 

  • Construir;

  • Medir;

  • Aprender.

A implementação de qualquer uma dessas metodologias tende a auxiliar os novos negócios e também reduzir o tempo de entrega de um produto ou serviço. Para isso, faça uma análise da sua empresa e verifique os pontos fortes e fracos na produção, processo e avalie o que você pode melhorar. 

Veja esse conteúdo, pelo vídeo completo: CLIQUE AQUI

Precisa de mais informações, a equipe da ACIC está à disposição para ajudar os empresários de Campinas. Entre em contato conosco pelo telefone (19) 2104-9200 ou no WhatsApp (19) 99607-7604.


Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados