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Equipe ACIC
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Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Liderança: como é possível se preparar para um cargo de gestão

A preparação exige esforço para que o objetivo seja alcançado, e ele começa bem antes de assumir uma posição estratégica na empresa

Pensar e almejar um plano de carreira é um das metas a serem alcançados por parte dos colaboradores, ocupar cargos de maiores níveis pode ser vantajoso para ambas as partes, trazendo inovação na operação e experiência para quem assume a função. 

Além do status na pirâmide organizacional, para gerir uma equipe é preciso conhecer e saber liderar para que a ocupação não seja apenas uma nomenclatura, mas que possa agregar e inspirar outros funcionários. 

A gestão de pessoas focada em liderança e desenvolvimento impacta significativamente, gerando motivação, comprometimento e aumentando, inclusive, a retenção de talentos, visto que existe um plano para crescimento. 

Muito se pensa que para conseguir uma colocação dentro das instituições basta o tempo de experiência, além deste quesito, outros pontos são considerados, como a dedicação ao cargo atual, o esforço de entregar sempre o melhor resultado e claro se destacar dentre seus pares. Atitudes como essas valorizam o profissional e podem abrir portas para posições com maiores responsabilidades. 

Quando alguém se torna líder, é exigido muito comprometimento, afinal, é necessário lidar com pessoas de diferentes comportamentos, o gestor também passa a ser o intermediador com a empresa, alinhando as expectativas e objetivos.

O primeiro passo a ser tomado por quem pretende alcançar um posto, é entender sobre si mesmo, principalmente os pontos que devem ser melhorados. Aproveite para listar as qualidades, facilidades, capacidades e habilidades, o exercício faz entender sobre quem você é, onde está e onde quer chegar. Quanto mais você se autoconhece, mais fácil é lidar com os desafios em uma nova etapa da carreira. 

 

Como aprender a ser um de gestor

 

A melhor forma de extrair conhecimento, é inspirando-se em gestores que já possuem experiência com a função, por isso não exite em conversar sobre o assunto e entender como chegar ao mesmo patamar de conhecimento e carreira de quem te influencia. 

Ouvir profissionais com experiência é um ótimo exercício, em razão disso, é de extrema importância a participação em congressos, workshops, eventos de gestão e tendências, isso tende a agregar e impactar na sua forma de pensar, abrindo horizontes para que você consiga aplicar em um time.  

Querer ser um gestor, requer conhecer a cultura organizacional da empresa, entender também o que ela espera de um colaborador, quais competências e qualificações são exigidas para tal tarefa. Além disso, é preciso desenvolver habilidades sociais para liderar pessoas, desenvolva a paciência, compreensão e principalmente a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. 

Saber se comunicar é imprescindível, afinal você precisa lidar com pessoas de cargos iguais ou superiores ao seu, por essa questão, é primordial saber se relacionar, sendo essa uma habilidade para ser um gestor de sucesso. 

Antes mesmo de se tornar um gestor, uma qualidade muito avaliada, é aceitar os desafios impostos, essa é uma oportunidade para mostrar sua capacidade em resolver problemas e trazer soluções para os dilemas do dia a dia, afinal, para todos os problemas existem soluções, isso mostra seu comprometimento e maturidade em encarar diferentes situações.

 

A melhor ferramenta é a educação

 

Quando falamos em estudar, a primeira coisa que vem na cabeça, são os meios de educação tradicional, as faculdades e universidades, sim, este é um passo muito importante para quem visa um cargo de gerência, mas nem sempre estas instituições entrega o que o mercado quer em um profissional. 

Por este motivo, invista em conteúdos avulsos que estão disponíveis na internet, principalmente em artigos e livros que falam sobre liderar. Esse é o momento de encontrar novos conteúdos, já que houveram várias alterações no mercado de trabalho no último ano, sendo uma oportunidade de conhecer novos modelos de gerenciamento. 

Outra oportunidade para aprimorar os conhecimentos são com cursos livres, muitos deles são ministrados pela internet, por escolas renomadas e por profissionais com carreiras de sucesso. 

Pensando em ajudar empresas e profissionais que aspiraram cargos de liderança, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), em parceria com a Enora Leaders, estão ofertando o curso Liderança Adaptágil, que possui duração de 12 horas e o conteúdo das aulas será baseado no best-seller “FLAPS! Os 6 passos da Liderança Adaptágil

A turma do segundo semestre será totalmente digital, facilitando o acesso aos alunos. O programa tem o propósito de alavancar e impulsionar a capacidade de gerenciamento dos participantes. O Liderança AdaptÁgil faz parte da Escola de Negócios.

Para mais informações, datas e valores, entre em contato conosco pelo telefone (19) 2104-9200 ou no WhatsApp (19) 99607-7604.

 

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