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Hard Skills e Softs Skills: O que são e como podem influenciar dentro da sua empresa

Muito se discute no mundo corporativo sobre quais são as habilidades essenciais que formam um bom profissional. Primeiro, é importante diferenciar essas habilidades entre hard skills e soft skills

Muito se discute no mundo corporativo sobre quais são as habilidades essenciais que formam um bom profissional. Primeiro, é importante diferenciar essas habilidades entre hard skills e soft skills:

Hard Skills são habilidades profissionais técnicas e que podem ser mensuradas de alguma forma, sendo facilmente identificadas em uma entrevista ou processo seletivo, seja pela apresentação de um diploma/certificado ou pela demonstração de proficiência.

Exemplos:

>> Graduação em determinado curso;

>> Conhecimento em softwares específicos como Excel;

>> Proficiência em idiomas;

>> Conhecimento em determinada linguagem de programação.

Soft Skills são mais difíceis de quantificar e reconhecer, pois, se tratam de habilidades sociais e comportamentais, ligadas diretamente as aptidões mentais de uma pessoa e à sua capacidade de lidar positivamente com fatores emocionais.

Exemplos:

>> Senso de liderança;

>> Comunicação interpessoal;

>> Criatividade;

>> Capacidade de trabalhar em equipe.

As Hard skills seguem sendo essenciais, pois evidenciam a preparação técnica para desempenho das atividades no dia a dia. No entanto, é o domínio de Soft Skills que te ajudam a se diferenciar, sendo o fator-chave para impulsionar o seu desenvolvimento como profissional.

É correto pensar que, na prática, ambas são fundamentais para o bom desempenho das atividades, por mais importante que elas sejam, esse profissional precisará também apresentar as hard skills, por isso às duas são complementares e com pesos relevantes para cada atividade.

Agora que você já tem uma noção mais ampla sobre o que são hard e soft skills, mostraremos as melhores práticas para desenvolve-las na sua empresa.

Como desenvolver hard skills na sua empresa

  • Oferecer treinamentos: os funcionários precisam se atualizam profissionalmente, aprender sobre questões importantes sobre suas funções e, ainda, aprimoram suas características subjetivas.

  • Incentivar a busca por especializações: uma empresa com perspectiva de crescimento deve acolher a todos os seus empregados que têm vontade de evoluir na carreira, incentivando-os a sempre buscar por profissionalizações e capacitações que os farão ser profissionais mais preparados para os desafios do mercado moderno.

  • Aplique gamificação: basicamente, gamificação é o ato de usar elementos semelhantes aos que são aplicados em jogos em situações que não se resumem a diversão. Conceitos de pontuação e recompensa e storytelling são adotados para motivar os participantes a irem atrás de determinados objetivos, como solucionar problemas, aprender habilidades ou realizar tarefas específicas.

  • Incentive a busca por formações educacionais: as formações educacionais envolvem uma série de aprendizados adquiridos durante a formação e elas exercem influência em sua qualificação profissional. Entre elas, podemos citar novos idiomas, intercâmbios, certificações e licenças, cursos de graduação, pós-graduação e participação em congressos.

Como desenvolver soft skills na sua empresa

Fomente o senso de colaboração da equipe: o ambiente de trabalho se torna muito mais favorável e produtivo para os profissionais que dominam a habilidade de ajudar outros membros do time.

Incentive a comunicação: para que a boa comunicação entre a equipe seja desenvolvida, estimule os membros a se informarem sobre assuntos relacionados ao negócio, pois isso servirá como base para argumentação. Além do mais, fomente a troca de ideias entre os departamentos e esteja sempre disponível para auxiliar seu time no que for necessário.

Incentivar o bom relacionamento interpessoal: quando falamos disso, queremos dizer que os profissionais das áreas de vendas, logística e financeira, por exemplo, consigam trocar informações importantes sem ruídos de comunicação. Ambas equipes devem estar sintonizadas nos objetivos e se relacionarem com a finalidade de alcançar os melhores resultados em suas áreas.

Estimular e reconhecer a equipe: você já deve saber que sempre terão profissionais que se destacam, não é verdade? Seja pela motivação, comprometimento ou pela proatividade. Para que essas habilidades sejam incentivadas, é fundamental que você as reconheça e deixe-as mais aparentes em cada colaborador. Desse modo, você estimulará o desenvolvimento de todos.

Criar uma cultura de feedback: quando você separa um tempo especial para conversar com seus funcionários e mantém uma constante troca de feedback, está contribuindo para que a equipe consiga perceber quais são os principais pontos fortes e fracos. Isto, o que está funcionando e o que deve ser melhorado. Portanto, desenvolva uma cultura aberta de feedbacks coletivos e individuais.

Esperamos que este artigo possa ajudar de alguma forma a selecionar e reter grandes talentos para sua empresa. Não se esqueça que não são só eles que devem se desenvolver através dessas habilidades. Você como líder, tem um papel de ser referência para seus colaboradores, por isso, gostaríamos de te convidar a conhecer o PFG (Programa de Formação de Gestores), onde teremos um modulo específico para falar sobre habilidades comportamentais, saiba mais clicando aqui.


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