https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/312.jpeg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Gestão de estoque: por quais razões as empresas devem pensar nesse setor

Contribuir com a operação de um negócio, faz parte do setor responsável por distribuir os materiais para o trabalho dos demais colaboradores e ainda auxilia com a diminuição dos custos

A função do setor de compras, não se restringe em apenas comprar, distribuir e controlar os suprimentos dentro de uma empresa. Essa é uma parte muito importante para o funcionamento vital da companhia, sendo composto por outros elementos também. 

Lidar com fornecedores é um dos trabalhos dessa área, assim como, verificar a qualidade do produto, verificação de prazos para entrega, as melhores formas de pagamento e claro, os valores, por isso, diversas cotações são realizadas antes da aquisição ou fechamento com um fornecedor. 

Sendo esse um setor muito importante para administrar as demandas de entrada e saída dos produtos, seja para os funcionários ou consumidor final. 

Neste artigo vamos falar sobre a importância e responsabilidade desse setor. Continue lendo para saber mais. 

Como a gestão de estoques é importante?

O setor de compras é responsável por adquirir as matérias-primas para que o funcionamento de uma empresa seja mantido. Um exemplo, é de uma construtora, que para realizar o levantamento de prédios precisa de materiais como tijolos, concreto, canos e estruturas de ferro, ou seja, que são essenciais para a finalização dos processos. 

Diferente de serviços, no varejo a compra e controle de estoque atua de outra forma. Além dos produtos utilizados na operação dos colaboradores, é necessária a compra e reposição das mercadorias, que serão vendidas aos consumidores. Entretanto, é preciso considerar outros fatores para calcular a composição dos custos como de estocagem e principalmente de depreciação do produto.  

Essa gestão está ligada diretamente com redução de custos e de desperdícios, afinal, é possível controlar a entrada e saída de insumos, otimizando as compras. Atualmente podemos realizar o controle dos estoques por softwares online que contabilizam com facilidade o que a empresa possui ou que falta, seja para consumo interno ou de vendas, evitando assim compras desnecessárias e para que também que não faltem os produtos de maior saída. 

Estabeleça vínculo com os fornecedores

Para que as negociações sejam de sucesso, tenha um bom relacionamento com quem fornece para sua empresa. Essa é uma vantagem, podendo assim aumentar o seu poder de negociação para conseguir preços menores e melhores. Além disso, o ideal é que o setor seja bem organizado no sentido de ter tudo documentado como cotações, negociações e as compras realizadas. 

 Com a organização de todos esses dados, é possível ter argumentos para futuras negociações e elas serão embasada. Imagina que todos os meses, durante um período sua empresa precisa de determinado produto. Com diversas cotações e valores fechados anteriormente, a negociação pode tomar outro rumo, inclusive sendo positiva para a redução de custos. 

Tecnologia e padronização 

Como já dito acima, é muito importante a utilização de software para o controle e gerenciamento do estoque. Podendo ter um monitoramento atualizado do almoxarifado, criando um número mínimo para armazenagem dos produtos, sendo determinante para apontar qual o melhor momento de reposição. 

Para que o gerenciamento se torne ainda melhor, o ideal é que todos os produtos tenham uma categorização, sejam eles internos ou para vendas. Todos os itens devem ser alocados conforme sua categoria, incluindo informações complementares como as descrições. 

Estude sobre gestão de estoques

Esteja por dentro das melhores maneiras de gerenciar estoque, isso fará que sua empresa sempre esteja na frente da concorrência, pensando nisso, a ACIC desenvolveu o Programa de Formação de Gestores (PFG), que tem o propósito de alavancar e impulsionar a capacidade empreendedora dos associados. O curso capacita profissionais do varejo e de serviços, com uma visão 360º e inovadora de todas as áreas de um negócio. O PFG tem uma carga horária com o total de 48 horas, divididos em 4 módulos. O curso faz parte da Escola de Negócios, da ACIC. 

Quer mais informações? Entre em contato conosco pelo telefone (19) 2104-9200 ou no WhatsApp (19) 99607-7604.

 

Equipe ACIC| #pfg #acic # negocios

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados