https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/348..png
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Dicas essenciais para um bom feedback

Você já parou para pensar sobre a importância do feedback para o desenvolvimento dos colaboradores da sua empresa? Presente no processo de recrutamento, na avaliação de desempenho e no dia a dia das equipes, essa ferramenta é fundamental para qualquer empresa que deseja potencializar seus talentos, já que esse é o momento em que o líder e liderado alinham expectativas e definem pontos de melhoria.

Porém, um dos momentos de maior tensão no setor interno das empresas é o período em que o gestor precisa passar esses feedbacks para sua equipe. Devido ao fato de que todos os colaboradores estão cheios de expectativas, esta atividade, muitas vezes, é considerada delicada e complexas pelos líderes.

Apesar disso, todos nós sabemos que essas reuniões de avaliação são fundamentais, uma vez que seu objetivo é alinhar os anseios da companhia com os dos colaboradores, traçar objetivos e buscar melhores resultados, tanto para a empresa quanto para as equipes.

Pensando nisso, neste artigo, separamos algumas dicas fundamentais para que você possa transmitir um bom feedback, a fim de melhorar a produtividade de seu negócio e de seus funcionários. Vamos a elas:

1.      Prepare-se antes

Pode parecer óbvio, mas muitos líderes chegam para dar feedback aos integrantes de sua equipe sem qualquer tipo de preparação. Mantenha uma planilha em que você vá marcando durante seu dia a dia os pontos importantes que deverão ser mencionados durante a reunião de feedback. Assim, antes de se encontrar com seu funcionário, é só revisar a planilha e acrescentar aquilo que acha que será importante.

2.      Apresente um resumo sobre o que vai falar

Passe um pequeno briefing do que vai ser falado. Assim, o funcionário relaxa e percebe que se trata apenas de uma conversa franca e que seu objetivo é falar de seus pontos fortes, pontos a melhorar, elogiar exemplos de onde ele foi bem (se houver) e de onde nem tão bem assim e determinar, ao final, como planejar a evolução dele, na empresa.

3.      Seja totalmente sincero e leal

Por mais que seja doloroso para alguns apontar as falhas de pessoas com quem se relacionam, isso deve ser feito. Mas é claro que de uma forma sútil e que não deixe seu colaborador constrangido. Da mesma forma, reconhecer as virtudes do funcionário de forma adequada só pode fortalecer a relação de trabalho.

4.      Esteja aberto ao diálogo

O líder deve conseguir expressar seus pensamentos e ideias, sem que isso afete de modo negativo sua equipe, mas sim, incentivando-os à se entregarem e darem o seu melhor. Portanto, é preciso haver diálogo, um diálogo no qual o gestor possa falar o que pensa, e também ouvir o que a equipe tem a pontuar durante a reunião.

 

5.      Oriente o que deve ser feito

Por último, porém não menos importante, é papel do gestor apresentar soluções a seus funcionários, o caminho das pedras para o crescimento na organização. Só assim, a equipe será mais produtiva e ágil, gerando, consequentemente, mais reconhecimento de mercado e crescimento para a empresa.

Apesar de ser uma situação desafiante, tanto para o funcionário quanto para o gestor, é preciso que essa reunião de análise seja realizada periodicamente. Com periodicidade, o gestor conseguirá traçar mais metas e orientar sua equipe para que, em conjunto, obtenham melhores resultados para a organização.

Percebeu como fazer feedback pode ser uma excelente ferramenta para o desenvolvimento profissional de sua equipe e a melhoria dos resultados na empresa?

Para se preparar ainda melhor para uma reunião de feedback, você pode assistir um conteúdo exclusivo que a ACIC vai disponibilizar na quinta-feira (14/05) no nosso canal do YouTube. Clique aqui e inscreva-se agora mesmo para receber o conteúdo e ser notificado!

 

Equipe ACIC| #feedback

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados