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Conheça a economia da recorrência - o modelo que vem transformando empresas

Desde que você abriu sua empresa, quantas coisas mudaram no comércio? Desde que você nasceu quantas coisas se transformaram no mundo? O setor econômico sofre mudanças constantes desde que foi criado e hoje o valor já não está mais na propriedade e sim no ter acesso, na experiência. Vamos entrar no mundo da economia da recorrência.

Basicamente, a definição desse modelo de economia está na compra de um serviço e não de um produto em si, os clientes realizam uma assinatura e podem usufruir do serviço escolhido, seja ele um streaming de música, filmes, academia, recebimento de produtos em casa com certa periodicidade, tudo isso sem complicações.

Empresas de sucesso estão dentro do ecossistema da economia da recorrência, como é o caso da Netflix e do Spotify. Mas, muitos setores podem se beneficiar desse modelo de negócios, que não é nada novo. Já pensou que há muitos anos as pessoas pagavam para receber leite em casa e pagavam uma espécie de mensalidade pelo serviço?

Pois é, agora que você parou para refletir, aposto que conseguiu enxergar um mar de oportunidades dentro do modelo recorrente. Empresas de SaaS (Software as a Service) pararam de produzir “software em caixinhas”, aqueles que você instalava no computador utilizando um CD e passaram a disponibilizar o acesso ao seu serviço através de assinatura. Clube de assinatura entregam comida, produtos de beleza e até suplementos todos os meses para seus assinantes.

Praticidade e agilidade são quesitos fortes dentro da economia recorrente e no mundo atual é a boa experiência que manda. O cliente que teve facilidade em usar seu serviço sempre volta e ainda divulga sua marca.

Listamos 4 motivos para você implementar a economia da recorrência em seu negócio:

Facilidade de planejamento

Através da economia da recorrência é possível ter previsibilidade e criar um planejamento financeiro confiável do seu negócio. Você sabe quantos usuários possui e quanto eles pagam. Assim você pode criar seu plano de negócios mais seguro a longo prazo.

Otimização de estoque

Se o forte da sua empresa for oferecer produtos, sejam eles alimentos, livros, bebidas, ao saber a quantidade certa de clientes você deixa de ter prejuízo com estoque parado. Consegue se planejar e ter apenas os suficiente em estoque.

Fidelização de clientes

Você confia no seu produto ou serviço e tem a certeza que os clientes vão voltar? Bom, todo empreendedor aposta que sim, mas você nunca tem a certeza de que um cliente vai voltar na sua loja ou acessar de novo seu site. Mas quando você oferece um serviço no modelo da recorrência você terá assinantes, poderá sempre mostrar novidades, promoções e engajar seu usuário.

Aumento do lucro

Trazer clientes novos custa cerca de 5 vezes mais do que manter os que você já tem. Tudo o que citamos acima auxilia com o fato do aumento de lucro da sua empresa, manter clientes satisfeitos é um custo menor do que adquirir novos. Por isso, é importante apresentar a melhor experiência, com facilidade para que sua empresa siga crescendo o faturamento.

Quer conhecer melhor a economia da recorrência, nós da Vindi fizemos um estudo muito bacana sobre a economia que transformou empresas como Netflix, Sem Parar, Smartfit e Slack que você pode conferir aqui.


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