https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/239..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Como você pode melhorar a saúde financeira da sua empresa

A saúde financeira de uma empresa é o que vai determinar o seu sucesso a médio e longo prazos. Grande parte das empresas no Brasil não usa o processo de análise financeira. Às vezes por desconhecer esse processo ou por não entender sua real importância para a tomada de decisão de uma empresa.

Para melhorar a saúde financeira da sua empresa, é necessário saber também como avaliar a situação de alguns indicadores, como o fluxo de caixa, por exemplo. Afinal, é ele quem aponta para todas as receitas e despesas intrínsecas ao negócio.

A seguir, conheça algumas práticas essenciais para melhorar a saúde financeira da sua empresa. Confira!

Elabore um bom planejamento financeiro

O planejamento é muito importante para criar o cenário financeiro favorável para você chegar a um objetivo em sua empresa. Antes de qualquer atitude é fundamental estipular o orçamento necessário para ação a execução. Com ele, ficará mais fácil visualizar os gastos e de adequar ao caixa da empresa. Importante lembrar também que você deve considerar os recursos próprios para atingir as metas, e não os empréstimos bancários.

Bem elaborado, o planejamento financeiro livrará a sua empresa de muitos problemas no futuro. Com planejamento, muitos imprevistos se tornam mais fáceis de prever. A curto, médio ou longo prazo, o planejamento permite que você tenha o domínio da situação, controle, acompanhe e organize suas finanças, para atingir suas metas.

Pode ser que você não se sinta totalmente à vontade ou capacitado para avaliar o seu próprio negócio e assim definir um planejamento adequado. Neste caso, não hesite em solicitar o apoio de uma consultoria financeira.

Crie um fundo de emergência

Existem alguns aspectos que podem comprometer o faturamento da sua empresa. As constantes e, às vezes, imprevisíveis crises financeiras por qual o país tem passado, que muitas vezes se arrastam por meses seguidos e até anos e os lucros baixos em determinados períodos sazonais, são dois bons exemplos, que certamente interferem nos resultados financeiros da sua empresa.

Em qualquer uma das situações mencionadas acima, a sua empresa pode se desestabilizar. Dessa forma, evite ser muito otimista quanto a um futuro teoricamente promissor, pois são muitas as incertezas. Por essas razões, é sensato criar um fundo financeiro de emergência.

Um dos caminhos para se fazer isso é por meio do investimento em fundos de renda fixa. Se houver algum problema financeiro na sua empresa, o fundo de emergência deve ser capaz de suprir os custos e despesas gerados por, no mínimo, 3 meses. Com isso, a sua empresa pode se manter estável — enquanto você busca soluções.

Amplie os investimentos nos produtos ou serviços mais rentáveis

Conheça o público-alvo do seu negócio. Ao conhecer melhor o próprio público, se torna mais fácil priorizar produtos na hora de lançar uma campanha publicitária, por exemplo e tornar os investimentos nesses produtos mais adequados. Além disso, sua empresa estará mais atenta às mudanças de comportamento dos seus clientes.

Trace metas de curto e longo prazos para a sua empresa

Por fim, a última dica, mas não menos importante, é traçar metas. Você precisa saber quais são os objetivos da sua empresa para o futuro. Seja em termos de crescimento ou rentabilidade, o importante é saber onde se quer chegar. Ter um objetivo claro e definido é fundamental para o sucesso de um planejamento financeiro.

Faça uma análise de crédito de seus clientes

Conhecer o perfil de seu cliente é crucial para garantir a segurança em suas vendas. Como por exemplo, o SCPC Boa Vista, da ACIC, você identifica a situação legal e as dívidas de seus clientes e prevê, por meio do SCORE quando ele ficará inadimplente.

Gostou das dicas? Você encontra outros conteúdos que vão te ajudar a reduzir os custos da sua empresa e, consequentemente, alavancar o seu negócio no blog do SCPC Boa Vista, da ACIC. Acesse: http://consultascreditocnpj.com.br/


Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados