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Equipe ACIC
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Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Como uma conversa de 15 minutos se transformou em um negócio de 260 mil reais

{Tempo de leitura: 3 minutos]

   As empresas e os empreendedores vivem em uma grande jornada em busca de novos negócios e resultados consistentes. Nesse caminho, é muito comum se deparar com as mais diversas ferramentas, técnicas e propostas para auxiliar na criação desses resultados, afinal, no final do dia, o que se busca é primeiramente um retorno positivo.

   Porém, muitas vezes os empreendedores se esquecem de que não estão sozinhos nesta jornada, contando com outros companheiros (sejam eles concorrentes, possíveis parceiros ou até mesmo clientes) compartilhando essa mesma busca, mesmo que percorrendo caminhos e tendo objetivos finais diferentes. Com isso, é importante lembrar de que um bom relacionamento neste caso vai fazer com que ambos possam se ajudar a atingir os objetivos de forma mais rápida e otimizada. Com isso, o conceito do marketing de referência tem uma aplicabilidade fundamental para atrair bons resultados para as empresas.

 

Afinal, o que é marketing de referência?

   Na verdade, o marketing de referência nada mais é do que um nome bonito e repaginado para o bom e velho boca a boca, adicionando novos conceitos de acordo com o ambiente de negócios atual. Ou seja: o marketing de referência é a divulgação de empresas através da indicação de outras empresas ou empreendedores. Basicamente, esse conceito evidencia a importância de se manter e desenvolver uma boa rede de contatos, além de clientes satisfeitos, para que essas conexões possam ser meios para gerar mais negócios.

 

Ok. Mas como isso transformou uma breve conversa em um excelente negócio?

   O marketing de referência pode ser aplicado em qualquer empresa e de qualquer segmento, sempre focando no interesse genuíno no desenvolvimento mútuo entre as conexões de uma rede de contatos. Um bom exemplo sobre essa aplicabilidade foi vivenciado recentemente com um associado da ACIC: Construindo e desenvolvendo uma rede de networking estratégico através do AC Networking, o programa de rodadas de negócios semanal da ACIC, a empresa Passos de Oliveira Advogados Associados utilizou do marketing de referência para conquistar um negócio no valor de R$ 260.000,00 apenas com uma única indicação de uma outra empresa membro do grupo. O que era para ser uma reunião de prospecção, que demoraria no mínimo 30 minutos para apenas apresentar um portfólio comercial, acabou se tornando uma breve conversa para acertar detalhes de um genuíno contrato de prestação de serviços.

 

Mas como isso é possível?

   Simples, em uma situação como essa, a referência funciona como catalisador de um negócio que tem grandes chances de dar certo. Ao invés de contar com toda a tensão de um processo incerto de prospecção e venda, as empresas já têm alinhado que uma precisa de tal serviço, e a outra pode fornecer tal serviço da melhor maneira possível e nas melhores condições, uma vez que ocorreu essa referência.

   Esse é apenas um exemplo de como o marketing de referência pode ser fundamental para atrair novos negócios para sua empresa. Por isso, a dica primordial é colocar em prática ações para fortalecer seu networking e, principalmente, ter o interesse genuíno em contribuir para que você não atinja seus objetivos sozinho nesta jornada, mas também contribua para o sucesso de outras empresas e empreendedores, uma vez que eles também vão contribuir com o seu.

   Para finalizar: Não deixe de conhecer o AC Networking para impulsionar novos negócios para sua empresa. São dezenas de empresas que, assim como a Passos de Oliveira, conseguiram conquistar excelentes negócios através de uma metodologia única que explora ao máximo o marketing de referência para gerar resultados. Clique aqui para saber como participar!

Conte conosco!

 

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