https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/286..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Como fazer um bom planejamento de caixa

O planejamento do fluxo de caixa é importante, pois, te permite enxergar o futuro financeiro da empresa. Sem os devidos cuidados no gerenciamento das contas, seu negócio pode sofrer um desequilíbrio que culminará na falta de capital de giro, problema sério que pode te levar à falência.

É importante proteger o caixa da empresa para que você possa ter controle completo das finanças e projetar todas as entradas e saídas futuras e consequentemente o saldo financeiro em datas específicas. 

 

As projeções do fluxo de caixa te permitirão ter uma ideia mais realista possível, por esse motivo, você precisa considerar absolutamente todas as entradas e saídas previstas. 

 

Se planejar te auxiliará na previsão, por exemplo, que o capital de giro será insuficiente em uma determinada época. Assim, você já consegue se antecipar para tomar atitudes como renegociação de dívidas, sem precisar recorrer a um empréstimo bancário.
 

Neste artigo, aprenda 3 passos essenciais para montar um fluxo de caixa eficiente:

 

1 - Registre: O fluxo de caixa se inicia a partir de um saldo inicial, que é a quantidade disponível no caixa da empresa no momento. Não considerando possíveis contas a receber, somente o dinheiro que já existe no caixa. 

 

Para realizar qualquer planejamento financeiro, é necessário a utilização de uma planilha onde se encontrará o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro. Sendo assim, é necessário anotar o saldo inicial e consequentemente ir atualizando ao longo do dia as movimentações que ocorrem e repetindo esse processo todos os dias.

    

2 - Projete: Continue completando a planilha com informações sobre os outros dias, considerando as despesas mensais como aluguel do espaço, aluguel de maquinário, água, luz, telefone, custos de produção, pagamento dos salários, fornecedores, impostos, gastos administrativos e outros. Importante adicionar também a projeção do dinheiro recebido pelas vendas. 

 

Deve - se considerar também o resultado financeiro, registrando quando o dinheiro efetivamente sai e entra na conta e não necessariamente quando a transação é firmada.

3 - Atualize as informações: Atualize a planilha com os saldos efetivos de cada dia, pois a mudança dos saldos terão influência no resultado dos dias seguintes. Será necessário utilizar fórmulas nas planilhas para somarem automaticamente os valores. 

 

A automatização é necessária para reduzir significativamente a complexidade da organização. Caso tenha muita dificuldade na automatização dos processos, é interessante procurar ajuda de um especialista no assunto. 

A educação financeira do empreendedor é essencial para garantir um bom gerenciamento de seu fluxo de caixa. Dessa forma será possível focar na expansão e na condução do negócio, que deve ser, antes de tudo, financeiramente saudável.
 

Visando a capacitação dos empreendedores da região, a ACIC, em parceria com o SEBRAE lançam a programa Surpreenda Varejo. 

 

Neste curso, você terá a oportunidade de aprender sobre marketing digital, engajamento e motivação de equipe, ganho de mercado e principalmente educação financeira, adequados à sua realidade. 

 

Para saber mais sobre o Surpreenda Varejo, entre em contato conosco pelo WhatsApp: (19) 9 9607 7604 ou pelo telefone (19) 2104 9200 e fale com um de nossos especialistas.

 

Para mais dicas sobre educação financeira, assine a nossa NewsLetter.

 

Equipe ACIC| fluxo de caixa, planejamento de caixa, finanças, organização financeira, planejamento financeiro

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados