https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/753..jpg
Jornal das Associaçōes Comerciais do Estado de São Paulo
Jornal das Associaçōes Comerciais do Estado de São Paulo

Comerciante: agente do desenvolvimento

Como elemento de contato com o consumidor, o comércio funciona como um termômetro de suas necessidades e desejos e se torna fator de estabilização dos fluxos de produção

Comemora-se hoje, 16 de julho, o Dia do Comerciante, estabelecido por decreto de 2008 como uma homenagem a José Maria Lisboa, o Visconde de Cayru, Patrono do Comércio, por sua participação na “abertura dos portos” brasileiros, que permitiu ao país negociar com todas as nações, abrindo caminho para o desenvolvimento econômico do Brasil.

A partir da expansão do comércio internacional, fator de integração entre as nações, surgiram as Associações Comerciais, sendo a primeira da Bahia, que propiciaram a expansão do mercado interno, sendo fator de integração entre as diversas regiões do país.

Como elemento de contato com o consumidor, o comércio funciona como um termômetro de suas necessidades e desejos, se torna fator de estabilização dos fluxos de produção com seus estoques e estimula o desenvolvimento do consumo, pois com a publicidade atrai o consumidor, e com crediário facilita as vendas.

Presente em todo o território nacional, mesmo em regiões mais distantes dos centros maiores, o setor comercial é formado principalmente por pequenas e médias empresas, muitas delas familiares, e é grande absorvedor de mão de obra.

A rápida evolução da tecnologia vem provocando mudanças significativas no comércio, como as vendas on-line que, de um lado, podem ser consideradas um avanço importante para o consumidor, mas, de outro, representam imenso desafio para as empresas menores, nem sempre preparadas para competir nesse novo mercado.

O comerciante brasileiro tem revelado ao longo dos anos coragem frente aos riscos do mercado, o que permite esperar que, com criatividade, capacidade do trabalho e dedicação consiga se adaptar ao novo mercado, e aos novos consumidores.

São novos desafios e a ACSP procura oferecer apoio para os comerciantes que, ao longo do tempo, se fizeram merecedores da homenagem da criação do Dia do Comerciante. Que possam continuar a ser agentes do desenvolvimento.

A ACSP SAÚDA OS COMERCIANTES DE SÃO PAULO, DO ESTADO E DO BRASIL POR SUA SIGNIFICATIVA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO PAÍS.

 

IMAGEM: Freepik


Jornal das Associaçōes Comerciais do Estado de São Paulo |

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados