https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/551..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Checklist definitivo para digitalizar um negócio com sucesso

Uma das maiores consequências da pandemia do novo coronavírus foi a aceleração para digitalizar um negócio. Diversas empresas precisaram correr contra o tempo para se manter vivas e adaptar processos, atualizar sistemas e utilizar novas tecnologias.

Neste texto, vamos fazer um apanhado geral dos principais aprendizados que nós da KingHost tivemos nos últimos anos ao trabalhar como parceria incrível de centenas de empreendedores.

1. Como migrar do offline para online

Começar a transformação digital na sua empresa é levar processos que antes eram offline para uma realidade online. Para isso são necessárias três etapas:

1.1 Digitização

O primeiro passo é realizar a transição dos dados físicos para os meios digitais. Em outras palavras é transformar documentos, notas fiscais, fotos e outros dados físicos em uma versão digital.  Um exemplo de digitização é um bloco de notas fiscais que é convertido em uma Nota Fiscal Eletrônica.

1.2 Digitalização

Digitalização é estabelecer processos digitais. Agora que todos os dados da sua empresa foram transformados em digitais é hora de realizar processos de maneira digital. Depois de digitalizar suas notas fiscais você pode conectá-las ao seu software de pagamentos para realizar a emissão automaticamente após uma venda.

1.3 Transformação digital

A última etapa é a transformação digital propriamente dita. Nada mais é do que o resultado das duas primeiras. Quando sua empresa transfere as informações para o meio digital e estabelece processos digitais a transformação digital está acontecendo.

2. Marketing digital para digitalizar um negócio

Mesmo que sua empresa tenha uma sede física e ainda não venda seus produtos pela internet, investir em ações de marketing para divulgar seus produtos para mais pessoas e também manter um relacionamento próximo com as pessoas que já conhecem a sua marca.

Abaixo, vamos listar algumas das principais soluções digitais que sua empresa pode se beneficiar, seja para conseguir novas vendas ou para manter um contato próximo com os seus clientes.

2.1 Ter um site

Abrir uma empresa e não ter um site pode ser uma estratégia perigosa. Isso porque, com o crescimento da internet no país, ter um site pode potencializar a sua marca.

Como? O comportamento dos consumidores nessa era digital mudou muito. Hoje em dia as pessoas antes de comprar um produto ou serviço, pesquisam na internet sobre o produto e as empresas que oferecem.

Com um site bem estruturado e com conteúdo de qualidade, você poderá atrair visitantes interessados nos produtos que sua empresa oferece.

Quer saber como criar um site do zero?  Confira este guia e crie você mesmo o site do seu negócio.

2.2 Email Marketing

Email Marketing é uma estratégia muito promissora para empreendedores e não se trata de uma ferramenta cara e complexa (algumas são, outras não ).

Trabalhar com email marketing é bom para empresas que precisam de novos clientes e para aquelas que já construíram uma carteira de clientes e desejam continuar vendendo para eles.

2.3 SEO

SEO é uma sigla e significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização que tem como objetivo posicionar sites, blogs e páginas da internet para alcançar as melhores posições orgânicas nos mecanismos de busca.

Um conjunto de técnicas de otimização? Isso mesmo. Pode parecer complexo demais em um primeiro momento, mas são práticas e técnicas que ajudam seu site a conseguir melhores posições no Google.

Quer saber tudo de SEO? Esse guia vai te ajudar.

2.4 Produzir conteúdo

Produzir conteúdo de qualidade pode aumentar as vendas da sua empresa, sabia disso? Criar um blog e produzir conteúdo regularmente para ele pode ser o empurrão que falta para o sucesso da sua empresa. Quer virar um craque na produção de conteúdo? Veja 5 dicas para produção de conteúdo estratégico.

2.5 Redes Sociais

Assim como o marketing de conteúdo, uma estratégia bem pensada de redes sociais pode significar mais vendas para o seu negócio.

Seja compartilhando dicas, mostrando os produtos e serviços que você oferece ou respondendo dúvidas dos clientes.

Conclusão 

Seguindo essas etapas para digitalizar um negócio, você estará mais próximo do sucesso do seu negócio digital. Lembre-se que a qualquer momento, pode contar com nossas soluções da KingHost para auxiliá-lo nessa jornada!

 

Equipe ACIC| #digitalizarumnegócio

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados