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Equipe ACIC
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Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

As etapas do funil de vendas

O funil de vendas ou  pipeline, mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda  e em alguns casos, além dela. Ele representa o caminho do cliente até o fechamento da compra. A ideia consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente desde que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio.

 

Topo do funil (ToFu)

Nesta etapa do funil a pessoa não está buscando nenhum produto, pelo menos é o que ela pensa. Quando seu futuro cliente te encontrar, é o momento de se colocar como especialista no assunto, para criar um gatilho de autoridade invista em conteúdos, para que seu consumidor sempre te procure, baixe seus materiais, criando assim, novos leads. E claro, continue andando no funil.

Meio do funil 

Nesta etapa o seu cliente já assumiu que tem uma dor, ou uma demanda, e cabe a você mostrar as soluções para cada uma delas. Uma estratégia é dizer exatamente quando é o caso de comprar um produto e apresentar outras alternativas para ele além da compra. Você pode oferecer novas peças de conteúdo para qualificá-lo e conseguir mais informações sobre seu futuro consumidor. A intenção é mostrar que ele pode confiar em você, que a sua solução irá ajudá-lo, fazendo com que ele se sinta mais confortável para avançar no funil.

Fundo do funil (BoFu)

Na última etapa restam os leads qualificados, que estão prontos para receber o contato do vendedor, pois já entenderam que precisam de ajuda em relação as suas dores. É claro que ele ainda,  fazer algumas comparações com a concorrência,  e  escolher qual acredita ser a melhor alternativa para fechar o funil de vendas, realizando a compra e se transformando enfim em cliente.

É necessário lembrar que o pós-venda, é a quarta etapa desse funil, e serve principalmente para fidelizar esse novo cliente.

Convidamos Hélio de Moraes, Especialista em marketing digital e de conteúdo, para produzir um conteúdo em vídeo, com o tema: “Funil de Vendas: A jornada do cliente até você”, que será postado em nosso canal no YouTube, no dia 7 de maio, às 10h.

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Equipe ACIC| #funidevendas

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