https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/299..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Acabei de abrir a minha empresa, quais os próximos passos?

Abriu a sua empresa e está em dúvida do que fazer? Te daremos algumas dicas para te ajudar a passar pelos primeiros meses do seu negócio sem sufoco!

"Abri uma empresa, e agora?" Esse é um dos principais questionamentos do empreendedor após a abertura de uma nova empresa. 

A conquista do objetivo de se tornar empresário, de fato, merece comemoração. Além de vender seus produtos de qualidade e oferecer excelência no atendimento, será necessário se preocupar também com questões burocráticas e legais, além de operacionais e de planejamento. 

Neste artigo, te daremos algumas dicas dos passos necessários para que você possa obter sucesso nos negócios  após a sua formalização. Vamos lá?

Por que você faz o que você faz? Fazer essa pergunta pode ajudar a manter as metas e propósitos bem claros, te encorajando a permanecer de cabeça erguida mesmo em situações instáveis na empresa.

Essa sensação de força de vontade deve te preparar para os obstáculos que irão surgir, e ser assertivo sobre o seu desejo de fazer o negócio crescer. É natural ficar desanimado durante o início do processo, porém, a firmeza no seu propósito e na realização dos objetivos deve se sobressair. 

Crie um plano de negócios - Desenvolver um plano de negócios para a empresa é super importante, pois, esse documento será necessário para nortear as ações financeiras e operacionais da organização. 

É necessário que você estude sobre esse processo e entenda os conceitos básicos para a organização financeira de uma empresa.

Toda a estrutura da empresa poderá ser localizada no plano de negócios, com detalhes do planejamento financeiro e operacional, assim como, informações sobre lucro, rendimentos, capital de giro e fluxo de caixa. 

Você pode entender mais sobre os conceitos básicos para a organização financeira de uma empresa, baixando gratuitamente o nosso e-book, clicando aqui.

Invista em qualificação profissional - Uma quantidade expressiva de empresários acredita que, após montar o próprio negócio, não é mais necessário se qualificar. Esse tipo de pensamento é um terrível erro. A busca pela qualificação deve ser ampliada, tanto pela parte do gestor, quanto pelos colaboradores, pois, é necessário estar antenado às novidades do mercado, permitindo maior destaque perante a concorrência. 

Tendo uma boa abordagem teórica, você conseguirá identificar melhor as ocorrências e imprevistos com mais clareza e antecedência, o que te permitirá tomar decisões assertivas e de forma ágil.

    Não conte com o lucro nos primeiros meses - Novos negócios precisam de tempo para se adaptarem ao mercado, além disso, nos primeiros meses, todo o valor obtido por meio da venda dos serviços ou produtos devem ser destinados ao retorno do investimento.

Existem empresas cujo lucro só pode ser observado quase 10 meses depois da abertura da empresa. O ideal é manter o foco e a persistência nessa fase, trabalhando sempre de forma organizada. 

Destaque-se da concorrência - Você já parou para pensar sobre o que te faz diferente do seu concorrente?

Para que o consumidor possa se interessar pelo seu trabalho, é necessário que você ofereça algo novo, diferente e conceitual. Caso venda produtos muito parecidos com os da concorrência, você pode se destacar com um excelente atendimento ou diferentes métodos de pagamento. Dessa forma, automaticamente será agregado valor à empresa, atraindo ainda mais clientes. 

Para você que está começando a sua empresa agora, o ideal é que você se capacite logo no início, compreendendo todas as áreas de uma empresa, principalmente, a parte financeira.

Visando a capacitação dos empreendedores da região, a ACIC, em parceria com o SEBRAE lançam o curso Desenvolva Empreendedor, que faz parte da Escola de Negócios da ACIC. 

Neste curso, você terá a oportunidade de aprender sobre marketing digital, engajamento e motivação de equipe, ganho de mercado e principalmente educação financeira, adequados à sua realidade. 

Para saber mais sobre o Desenvolva Empreendedor, entre em contato conosco pelo WhatsApp: (19) 9 9607 7604 ou pelo telefone (19) 2104 9200 e fale com um de nossos especialistas. 

 

Equipe ACIC| #cursoscampinas #SEBRAE

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados