https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/706..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

A importância de capacitar gestores, impactos e como atingir a excelência

Atualmente, as empresas estão cada vez mais focadas em resultados. E elas não estão erradas, até porque, são os números positivos que possibilitam manter uma empresa funcionando. 

 

Porém, o que muitas dessas empresas esquecem, é que existe todo um caminho a ser percorrido antes de se atingir esses tão sonhados resultados. Quando falo sobre isso, quero dizer que deve haver um preparo na empresa para isso acontecer, refiro-me a contar com pessoas capacitadas para atingir esses objetivos.

 

Estou em contato com diferentes empresas e profissionais todos os dias e posso garantir que ainda há um certo tabu nessa ideia de se qualificar continuamente, sendo que, na verdade, isso já deveria ser intrínseco a todos os profissionais. O mercado vem se atualizando cada vez mais e constantes mudanças acontecem todos os dias. Por conta disso, você precisa estar continuamente se qualificando, acompanhando tendências e seguindo o que dita o mercado. 

 

Em uma empresa, temos diferentes setores e, dentro deles, diferentes níveis, e digo para você que todos, sem exceção,  precisam se qualificar, obviamente que cada um com o que mais se adequar à atividade que exerce. Entretanto, é de extrema importância que você tenha gestores de setores qualificados. Por isso, neste artigo, abordaremos os motivos,  quais os impactos  e como você pode efetuar isso de forma mais assertiva.

 

Qual a importância


Quando o assunto é capacitação no ambiente empresarial, é de extrema importância para qualquer organização ter em seus cargos de liderança profissionais bem qualificados para suas funções e trabalhando com alta performance. Capacitando seus gestores, você os ajuda a se enxergarem como líderes e assumirem o seu papel nessa função. 

 

É essencial que o responsável pelo direcionamento das equipes e dos demais funcionários, esteja totalmente preparado e alinhado aos objetivos da empresa, e com todas as skills necessárias para que as funções sejam bem desenvolvidas. Até mesmo para realizar a cobrança de algo dos colaboradores e  funcionários, é importante ter exemplos adequados nas equipes. Essa forma de “cobrar” pode ser desenvolvida por meio da qualificação, para que seja executada corretamente, trazendo resultados positivos. 

 

Qual o impacto

 

É de extrema importância para qualquer empresa ter em seus cargos de liderança, profissionais de alto nível e, quando nos referimos a capacitar os nossos gestores, existem diversos impactos que essa iniciativa pode causar:

 

  • Impacto nos liderados

Quando uma empresa já possui uma cultura de qualificação, naturalmente ela será propagada aos demais, ficando mais fácil de transmitir isso a todos os colaboradores. Quando temos profissionais em cargos de liderança motivados pela iniciativa de buscar o conhecimento, tendo a empresa ao lado,  torna-se ainda mais simples a disseminação dessa cultura. Uma vez que um líder bem instruído e capacitado consegue influenciar seus liderados, tendo, assim, colaboradores que irão buscar qualificação e impactarão  em outro importante ponto.

  • Impacto nos resultados da empresa

Este outro ponto são os resultados. Como disse no início do artigo, para atingir a melhor performance, deve-se percorrer um caminho e, acredito, estar altamente capacitado para realizar suas atividades é o primeiro passo que você precisa dar para o sucesso. Portanto, quando existem líderes capacitados impactando seus liderados para também se capacitarem e atingirem uma alta performance, dificilmente sua empresa deixará de performar como você deseja, você atingirá as suas metas com muito mais facilidade.

 

Como atingir a excelência

  • Identificar necessidades

Este é o primeiro passo para uma qualificação assertiva. Conhecimento nunca é demais, no entanto, é fundamental que você foque em pontos que precisam ser melhorados, em que há um déficit na empresa, pois, só assim, você irá conseguir corrigi-los. Por isso, faça uma análise de resultados de cada equipe separadamente, realize reuniões de feedback com seus gestores para entender do que eles sentem falta e o que pode estar ocorrendo no dia a dia que precisa ser alterado ou melhorado. 

 

Um ponto de atenção! Ouça seus colaboradores. Até porque, são eles que fazem as engrenagens da empresa girarem, eles entendem muito bem do operacional e, muitas vezes, também sentem falta de algo relacionado aos seus líderes. Um feedback pode trazer a você importantes pontos de melhoria, os quais você talvez não estivesse conseguindo enxergar.
 

  • Definir Prioridades e iniciar o processo

Após todo esse processo de diagnóstico, é oportuno que você separe todas as demandas que foram levantadas e comece a classificá-las, por ordem de importância e prioridade, pois, desse modo, você já poderá iniciar os treinamentos focando no que a sua empresa mais precisa naquele momento.

 

Uma dica que ofereço é a de  realizar essa classificação utilizando-se a Matriz de Eisenhower. Ela irá auxiliá-lo muito nessa seleção das importâncias e prioridades, visto que a matriz é dividida em 4 blocos, São eles: “Importante, mas não urgente”, “Importante e urgente”, “Urgente, mas não importante” e “Não urgente e não Importante”. Você consegue encontrar diversos modelos dessa matriz gratuitamente!

 

Feito isso, você já terá a clareza e definição  de quais pontos precisa começar a desenvolver dentro da sua empresa, junto aos seus gestores. Portanto, é a hora de dar início ao processo. Então, prospecte cursos, facilitadores que se encaixam no perfil que você está buscando para ministrar as qualificações.

 

  • Buscar ajuda de especialistas

Como disse no último tópico, você precisa buscar ajuda. Pode ser que alguns temas, para os quais você precise de qualificação dentro da sua própria empresa, requeiram profissionais capacitados para ensiná-los. E isso será ótimo, poupa muitos recursos do seu negócio.

 

Uma coisa é certa, você precisa buscar profissionais o mais qualificados possível para ministrar cursos e palestras para seu time de gestores. Pesquise em grandes portais de empreendedorismo, LinkedIn, nome de especialistas que podem ajudá-lo nessas qualificações. 

 

Uma boa opção de qualificação são eventos corporativos. Prefira  os eventos “em alta”, voltados a gestores, que tragam conteúdos atualizados, com grandes nomes do mercado, alguns deles que são referência no mercado, sempre em alta são: VTEXDay, RD Summit, HSM Expo e Retail Conference. 

 

Outro caminho que indico, além dos já mencionados, são as plataformas de conteúdos digitais. Atualmente, temos diversas alternativas no mercado voltadas aos mais diferentes focos de qualificação. Encontre uma plataforma personalizada, que ofereça conteúdos que façam sentido aos seus desafios e cujos profissionais de alto nível sejam adequados à qualificação de gestores e de equipes. 

 

Gostaria de dar um dica especial para você que está lendo esse artigo, que é a plataforma de conteúdos da ACIC, a ACIC+, plataforma pensada para o empreendedor, personalizada para seus desafios. Ela trabalha todos os pontos que sua empresa precisa ter bem desenvolvidos, vale a pena conferir. Você pode acessar por aqui!

 

Acredito que, compreendendo todos os tópicos aqui levantados, a importância deles e seguindo os passos de aplicação do processo de qualificação, você obterá sucesso em suas iniciativas e, seguramente, atingirá melhores resultados. Lembre-se, o conhecimento é fonte inesgotável e o mercado está em constante evolução, por isso, aproveite os conteúdos, atualize-se e, dessa maneira, você vai se destacar dos demais. 

 

Finalizo este artigo com uma importante frase do escritor e economista americano Tom Peters: “Numa sociedade com base no conhecimento, por definição, é necessário que você seja estudante a vida toda”.


Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados