http://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/179.jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

6 fatores para identificar se você deve atualizar seus conhecimentos em gestão

Na rotina de trabalho de um gestor, as atividades específicas da função podem tomar quase todo o tempo dele na empresa. A dimensão da equipe submetida a ele é uma variável que pode tornar essa dedicação ainda mais acentuada. Com pouco tempo para refletir sobre si mesmo, não é raro que o gestor mal tenha tempo de avaliar seu próprio desempenho e deixa de notar um sintoma grave: a desatualização.  Mas nunca é tarde para atualizar seus conhecimentos e o primeiro passo é fazer um autoexame.

  1. A dinâmica que obriga as empresas a se adaptarem a novas realidades de mercado é cada vez mais formada por forças ágeis que trazem consigo transformações para as quais todos devemos estar preparados. Logo, se você foi pego de surpresa com uma transformação que impactou o mercado no qual atua ou na empresa em que você trabalha, fique atento. Ser surpreendido é um sinal de que o seu repertório de conhecimento não foi suficiente para perceber que mudanças estavam por vir.
     
  2. A sociedade desenvolveu uma capacidade incrível de gerar conhecimento que, acumulado, se retroalimenta gerando ainda mais conhecimento. Junte-se a isso a evolução tecnológica e a rapidez na transmissão de dados, e pronto: o que você aprendeu há pouco tempo é algo que pertence ao passado e novas premissas trazem novos fundamentos e informações a todo momento. Portanto, se você pensa que já não há o que aprender, e mesmo que você se esforce não consegue imaginar algum déficit de conhecimento, sim, você precisa urgentemente se atualizar seus conhecimentos.
     
  3. Atualizar seus conhecimentos por vontade própria é algo que diferencia seres humanos de outros seres vivos. Foi graças a essa capacidade que avançamos como sociedade. Sempre houve uma motivação que induziu o homem a aprender coisas novas; desde dominar o fogo até criar a world wide web. Então, sentir-se desmotivado parar produzir é um alarme de que já passou da hora de reciclar conhecimento.
     
  4. Você é informado pelo seu time ou por seus clientes sobre as tendências que estão se formando no mercado ou você é que os informa? Se sua resposta for primeira opção, você apresenta o sintoma da desinformação. E nesse caso, o tratamento ideal e sem contraindicação é se atualizar.
     
  5. Ao se deparar com a necessidade de criar algo novo, como método e processos de trabalho, o usual é recorrer a referências para gerar insights a partir dos quais algo novo surgirá. Em situações como essa a criatividade precisa estar afiada e, se isso não ocorre com você, é um sinal de que há um déficit de criatividade e de referências. Mais uma vez, uma situação de alerta vermelho.
     
  6. Faça uma autoanálise. Há quanto tempo você não lê um livro? A cada ano, você tem evoluído na quantidade de páginas consumidas? E palestras e seminários, quais foram os últimos? Como estão os seus conhecimentos em gestão? Falta de leitura e baixa presença em eventos nos afastam de tendências, de novas ideias e de interações que nos fazem evoluir como gestor. Se você, infelizmente, se encaixa nesta categoria, busque formas de renovar e atualizar seus conhecimentos.

Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados