https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/428..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

5 estilos de liderança: quais são e como escolher o melhor

Entender os tipos e modelos de gerenciamento pode te levar a outro nível de carreira, separamos neste texto os principais tópicos para explicar melhor do assunto.

Toda empresa é movida com o trabalho de pessoas, que por sua vez se empenham para entregar os melhores resultados, seja para a empresa ou mesmo para o desenvolvimento pessoal. 

Para que os contratados entreguem resultados, um equipe precisa ser liderada. E um bom líder precisa conhecer as melhores técnicas e maneiras para trabalhar. É muito importante que o gestor conheça os liderados, para que dessa forma, consiga observar a maneira como os orienta, para buscar melhorias na gestão e na entrega de resultados. 

Entretanto, cada gerente possuí uma forma de lidar com as pessoas e de se portar no cargo. Isso varia entre as pessoas e também muda em determinadas empresas. Existem ainda alguns líderes que pensam de forma fechada, que centralizam o poder e comandam os funcionários na base da pressão. Assim como as novas gerações estão trabalhando para que isso mude e que as gestões sejam mais flexíveis e entendam melhor o colaborador.   

Atualmente, podemos ver cinco estilos de líderes no mercado, abaixo listamos eles, veja em qual você se encaixa: 

Autocrática

Este modelo de gestão tem apenas o foco no gestor, ele tende a centralizar todas as demandas e a autoridades. Enquanto a equipe, não possui nenhum poder de escolha, muito menos liberdade. Sendo assim, recebem apenas ordem, sem espaços para questionamentos ou mesmo de sugestões, seja para melhorias ou críticas. 

Neste caso, sua característica é ser extremamente dominador, o gestor que age dessa forma, costuma não obter o respeito dos empregados, mas sim o medo e desprezo do grupo. Uma das características é que a entrega de demandas acaba afetada, os colaboradores tendem a trabalhar em ritmo acelerado apenas quando o “chefe” está por perto.  

Liderados submetidos a este tipo de gestão, possuem maior volume de trabalho, grandes sinais de desgastes, estresse excessivo e frustrações em várias situações do dia a dia. Geralmente, estes funcionários não têm motivação para trabalhar e são extremamente insatisfeitos. 

Liberal

Já a gestão liberal, tem o foco na equipe. O líder tende a deliberar o poder na tomada de decisão para o grupo ou mesmo de forma individual, participando apenas quando é necessário. Já o time, exerce funções intensas por conta da liberdade de escolha.

O gestor liberal só costuma oferecer auxílio quando é requisitado, para ele, os funcionários são autossuficientes para exercerem as tarefas que são demandadas, e que não precisam de nenhum acompanhamento. 

Neste caso, em determinado momento, a equipe começa a perder produtividade pela falta de supervisão e por não prestar conta das tarefas que estão realizando. Dessa forma, não apresentam nem qualidade, nem quantidade de trabalho.

Democrática

É um bom estilo de liderança, pois preza em uma boa execução de tarefas, priorizando um bom ambiente de trabalho e também estima pela satisfação dos funcionários. O gestor democrático, é um facilitador da equipe, inspira e ajuda os liderados no cumprimento das atividades designadas. Mostrando para cada um, a importância de pertencerem ao time de colaboradores da empresa, outra característica admirável é a de empatia, colocando-se no lugar do outro. Em questão de engajamento, sempre oferece o feedback aos liderados e reconhecendo os feitos. 

Além de ser participativo, preza pela resolução dos problemas que aparecem e foca sempre em soluções. Se preocupa igualmente com o trabalho e com toda a equipe. Times com líderes que gerenciam de forma democrática, apresentam maior satisfação e qualidade na realização dos projetos, sendo assim, tendem a entregar melhores resultados. 

Coaching

O líder exibe interesse em aumentar o desempenho dos liderados, procura sempre acompanhar a trajetória de cada colaborador, além de sempre mantê-lo engajado com incentivos, assim como com o líder democrático, oferece feedbacks constantes para que o time possa evoluir profissionalmente. Para o grupo sempre se sentir bem, promove ambientes agradáveis e descontraído. 

Para chegar a este resultado o gestor aplica todos os seus conhecimentos de coaching, para auxiliá-los a encontrar novas habilidades e também desenvolver a parte emocional e comportamental, trabalhando seus pontos fortes e os de melhoria, conseguindo explorar-se em alta performance. 

Tudo isso resulta em colaboradores com mais empenho, que se sentem pertencentes a cultura da empresa e são reconhecidos por feitos no dia a dia em suas funções exercidas. 

Liderança situacional  

Como o próprio no me já diz, nesta é possível escolher um estilo de liderança conforme a situação precisa. É exercida de acordo também com a maturidade de cada subordinado. Este modelo é completamente adaptativo, sendo que o gerente consegue se adaptar com rapidez, agilidade e estratégias às necessidades que aparecem diariamente na empresa. 

Com isso o gestor é eficaz ao demandar algumas tarefas, assim como pode consultar alguns dos liderados para a tomada de decisões. O desafio é o de como, quando e com quem saber aplicar cada estilo. 

Saber a forma que você lidera uma equipe é muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, por isso, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), em parceria com a Enora Leaders, estão ofertando o curso Liderança Adaptágil, que possui duração de 12 horas e o conteúdo das aulas será baseado no best-seller “FLAPS! Os 6 passos da Liderança Adaptágil. Este é um tema abordado tanto no livro, quanto no curso. 

A turma do segundo semestre será totalmente digital, facilitando o acesso aos alunos. O programa tem o propósito de alavancar e impulsionar a capacidade de gerenciamento dos participantes. Este curso faz parte da Escola de Negócios.

Para mais informações, datas e valores, entre em contato conosco pelo telefone (19) 2104-9200 ou no WhatsApp (19) 99607-7604.

 

Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados