https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/287..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

5 dicas para melhorar o fluxo de caixa

Ao montar um fluxo de caixa, pode ser que você tenha algumas dificuldades, porém, com persistência você irá conhecendo algumas práticas que deixarão o seu planejamento cada vez mais eficiente.

 

Confira abaixo algumas dicas que poderão te auxiliar no planejamento do seu fluxo de caixa.

 

1 - A recomendação é que a atualização dos dados do caixa sejam realizadas diariamente, caso o controle precise ser mais rigoroso. Caso não precise, faça - o mensalmente. De toda a forma, o acompanhamento precisa ser mensal, para se ter uma visão mais ampla dos dados.
 

2 - Faça projeções realistas - Ao analisar o fluxo de caixa a realizar projeções de vendas e compras, procure ser o mais conservador e realista possível. Não considere o cenário desejado e sim o mais provável.

3 - Calcule a porcentagem da inadimplência - Calcule a taxa de inadimplência do seu negócio, descobrindo o percentual de títulos que os clientes costumam atrasar. Quando for se planejar para realizar algum investimento, consulte o fluxo de caixa para saber se terá dinheiro suficiente considerando a porcentagem de inadimplentes recorrentes.

4 - Antecipe as renegociações - Ao realizar a atualização do fluxo de caixa de forma recorrente, você poderá analisar e identificar problemas no caixa com antecedência. Utilize as informações como base para alterar contratos com os fornecedores, caso precise. Simule uma projeção hipotética, com prazos para pagamentos mais extensos e solicite uma renegociação nas mesmas condições.

5 -  Promova um incentivo de pagamento antecipado - Estude a possibilidade de oferecer descontos ou cortesias caso o cliente pague uma parcela antecipadamente, ou pague o montante à vista.
    
A educação financeira do empreendedor é essencial para garantir um bom gerenciamento de seu fluxo de caixa. Dessa forma será possível focar na expansão e na condução do negócio, que deve ser, antes de tudo, financeiramente saudável.
 

Visando a capacitação dos empreendedores da região, a ACIC, em parceria com o SEBRAE lançam a programa Desenvolva Empreendedor, onde ofereceremos o curso Surpreenda Varejo. 

 

Neste curso, você terá a oportunidade de aprender sobre marketing digital, engajamento e motivação de equipe, ganho de mercado e principalmente educação financeira, adequados à sua realidade. 

 

Para saber mais sobre o Surpreenda Varejo, entre em contato conosco pelo WhatsApp: (19) 9 9607 7604 ou pelo telefone (19) 2104 9200 e fale com um de nossos especialistas.

 

Para mais dicas sobre educação financeira, assine a nossa NewsLetter.

 

Equipe ACIC| fluxo de caixa, dicas sobre fluxo de caixa, finanças, planejamento financeiro

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados