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Equipe ACIC
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4 dicas para vender online em tempos de crise

Empresários que possuem lojas físicas, para conseguir driblar momentos de crise, uma boa estratégia é pensar em investir em um e-commerce.

O e-commerce te permite trabalhar com uma estrutura enxuta, segurança a baixo custo, funcionamento em tempo integral e maior flexibilidade para vender. 

Confira neste post, 4 dicas que podem te ajudar no desenvolvimento da sua nova loja online. 

  1. Organize a parte financeira:

Para que a sua loja não tenha tantos retornos negativos em uma crise, precisa ter o planejamento financeiro muito bem organizado, assim como em tempos de bons resultados. 

O ideal é adaptar e otimizar o planejamento financeiro, especificando as épocas de poucas vendas, levando em consideração fatores como a diminuição do volume de vendas, aumento da carga tributária e variações cambiais, pois assim seu e-commerce ficará muito mais robusto.

Você pode entender mais sobre os conceitos básicos para a organização financeira de uma empresa, baixando gratuitamente o nosso e-book, clicando aqui.

  1. Invista na tecnologia:

Nesse momento, o seu cliente quer apenas o básico bem feito. Realizar compras com um preço justo, com um bom prazo de entrega e um bom atendimento. Garanta que a tecnologia que a empresa trabalha permitirá atender o seu cliente de forma eficiente. 

Lembre - se que a loja online precisa atender os altos volumes de tráfego que acontecerão nesse período, uma vez que os consumidores não podem comparecer nas lojas físicas, dessa forma, o acesso online tende a crescer cada vez mais. 

Invista em tecnologias básicas, porém, boas o suficiente para atender a clientela, de acordo com o budget disponível para o investimento, que deve ser financeiramente viável a médio e longo prazo.  

  1. Tenha um plano de marketing para conquistar clientes:

É muito importante estudar o seu cliente ideal que, lembre-se, não necessariamente é o mesmo que frequenta a sua loja física. 

Quem é o seu cliente? Quem é essa pessoa? O que ela precisa? O problema que ela tem, o seu produto resolve?

Com base nessas perguntas, monte a sua estratégia para atrair novos clientes e convencer os seus consumidores de comprar na sua loja online, com a mesma segurança que eles tinham ao comprar pessoalmente.

Implementar as ferramentas de SEO nesse momento também se faz essencial, assim como utilizar dispositivos para controle do tráfego na plataforma de buscas como Google Trends, Ubersuggest e Google Keyword Planner.

  1. Escolha os melhores canais de atendimento:

Utilize o melhores canais de atendimento, aqueles que podem ser mais ágeis, práticos e melhor: de graça. O atendimento via WhatsApp está crescendo muito nos últimos tempos, uma vez que o cliente pode se sentir mais confortável mandando uma mensagem, do que ligando. Além de não ter custos como uma central complexa de PABX, por exemplo. 

Uma dica a respeito do WhatsApp, é utilizar o canal empresarial, que te permite adicionar frases automáticas para que o atendimento seja mais rápido.

Além disso, existem aplicativos gratuitos para atendimento via chat, que pode ser adicionado ao site da empresa, como o JivoSite.

Aprenda mais sobre técnicas de vendas pessoalmente e online, por meio da nossa trilha de conteúdos, realizada 100% online pelo nosso canal no YouTube.

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