http://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/149.jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

3 ações ao seu alcance para engajar sua equipe

[Tempo de Leitura: 3 minutos]

   Já é um fato muito claro que o nível de qualificação dos funcionários de uma empresa se reflete diretamente nos resultados do negócio. Os impactos podem ser interno, quando tem influência nos processos internos e na gestão da empresa; ou então externo, quando influencia a perspectiva e avaliação dos clientes, criando uma impressão da empresa a partir da experiência com um funcionário específico.

   Obviamente, essa influência da qualificação dos funcionários nos resultados de uma empresa é positiva, quando as lideranças se preocupam em proporcionar momentos de treinamentos técnicos e comportamentais e acompanham os resultados dessas ações.

   Porém, quando não há treinamentos e mesmo preocupação com o desenvolvimento técnico-comportamental da equipe, naturalmente o que se observa é um impacto negativo na estrutura interna e no atendimento aos clientes, o que prejudica muito o resultado da empresa como um todo.

   No final, sempre é importante lembrar que de nada vale um gestor ou líder extremamente qualificado, se ele não consegue proporcionar oportunidades de qualificação e desenvolvimento para sua equipe. Pensando nisso, reunimos abaixo 4 ações simples que você pode fazer para manter sua equipe qualificada e, melhor ainda, sem doer seu bolso.

 

1 - Programe treinamentos com a equipe “de casa”

   Um boa dica é programar treinamentos quinzenais (podendo ser também semanais ou mensais, dependendo do planejamento da empresa) com a equipe completa, ou separada por departamentos, para algum treinamento técnico ou comportamental. Esses treinamentos podem ser facilitados pelos próprios líderes ou então até mesmo por colaboradores que possuam algum curso ou habilidade específica para compartilhar. Será um troca de experiências interessante.

 

2 - Recomende conteúdos relevantes para sua equipe

   Existem conteúdos de alto nível disponíveis na internet, assim como em revistas e plataformas especializadas. São quantidades inimagináveis de artigos, vídeos, podcasts e materiais semelhantes. Como líder, você pode desempenhar um papel de curador desses conteúdos e recomendar, diretamente para cada um deles, os que mais fizerem sentido para a qualificação de seu time. Uma ação bacana é criar um boletim semanal com os materiais mais interessantes e enviar por email para a equipe.

 

3 - Incentive a participação em cursos e palestras acessíveis

   Não é difícil encontrar eventos como palestras e seminários presenciais disponíveis sobre os mais diversos temas. Neste caso, o indicado é verificar o reconhecimento e as credenciais dos palestrantes e organizações que estão realizando as ações. A partir de uma análise positiva, é altamente recomendado incentivar a qualificação de sua equipe por meio da presença nesses eventos. Temos certeza de que o tempo investido neste tipo de qualificação irá proporcionar um retorno na forma dos melhores resultados.

 

DICA ADICIONAL: Para ser a principal aliada na qualificação da sua equipe, a ACIC possui o AC Qualifica, um programa de treinamentos diários sobre os principais temas para o sucesso das empresas, com conteúdos facilitados por especialistas de alto nível. O programa é gratuito e exclusivo para associados, mas traz uma condição especial para empresas interessadas em se associar. Clique aqui para saber mais.

Esperamos que essas dicas ajudem você a manter a qualificação de seu time em bons níveis.

 

Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados