- , 17 de Julho de 2020
- 14:05:10h
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Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.
07 dicas para vender de portas fechadas
Varejista, saiba como você pode continuar vendendo mesmo com as portas da loja física fechadas.
Recebemos há poucos minutos a notícia de que nossa cidade permanecerá na classificação vermelha do Plano SP, ou seja, com diversas restrições de funcionamento e com o comércio de portas fechadas.
Essa realidade tem sido desafiadora e muito mais longa do que imaginávamos, mas nós da ACIC estamos COMPROMETIDOS com a luta pela SOBREVIVÊNCIA de cada loja e, por isso queremos compartilhar com você 07 dicas práticas para vender no cenário atual. A última dica será essencial para as demais funcionarem, então leia até o fim.
Mesmo com restrições de funcionamento e, muitas vezes, com as portas fechadas, sua empresa não precisa parar de vender! É necessário se adaptar e encontrar formas de atrair o consumidor.
Acredite, o seu cliente está esperando por você e, muitas vezes, precisando da sua solução.
Como defende Caio Camargo, especialista de varejo e sócio-diretor da GS&UP, unidade de negócios do Grupo Gouvêa de Souza, “Para vender hoje, você precisa usar o que tem na geladeira”.
Como fazer isso hoje? Vamos às dicas:
- Olhe para o seu cliente primeiro, e depois para o seu produto
Talvez o que antes era o seu produto principal, não é mais essencial para seu cliente nesse momento, como, por exemplo, se você vende pacotes de viagem. Se esse é o seu caso, imagino que está pensando: “como vou ligar e oferecer um pacote de viagens nesse momento”, ou “essa é a última coisa que meu cliente quer pensar”. Mas ao olhar para o seu cliente, você pode observar que ele tem novas necessidades como: aliviar a tensão de estar em casa há muito tempo, ou distrair as crianças que estão sem atividades externas e se adaptando ao homeschooling. Ao observar essa realidade, o que você pode criar para se aproximar de seu cliente, trazendo momentos de descontração? Mesmo online, e até usar a sua experiência em viagens (já que esse é o seu negócio) para criar momentos de interação com o cliente em lives ou até mesmo encontros online utilizando plataformas gratuitas como Meets do Google.
Ao se aproximar de seu cliente, você pode entender quando ele estará disposto a consumir, mesmo em pequenas quantidades o seu produto. Com isso, é possível já criar promoções e estratégias para adiantar o investimento e, com isso, manter aberta a possibilidade de receita em sua empresa.
Esse ponto, já leva ao segundo, que é:
- Mantenha o relacionamento com o seu cliente
Nesse momento é ESSENCIAL que você esteja próximo do seu cliente, mesmo que para perguntar se ele e sua família estão bem. Isso vai fazer com que ele tenha você como uma empresa confiável e compartilhe informações e necessidades com você. O seu cliente ainda presenteia pessoas que fazem parte da vida dele, ele ainda celebra datas festivas e conquistas e ainda tem, não só necessidades, mas desejos de consumo.
E, se aproximando dele, suas sugestões de compra (e não apenas divulgações desesperadas) serão ouvidas e despertarão a atenção dele.
Acredite, muitos de seus clientes estão consumindo, talvez só tenham mudado a forma de consumir e você, estando próximo a ele, vai entender como atendê-lo.
Você já entrou em contato com o seu cliente durante esse período? Enviou alguma mensagem para ele? Faça isso AINDA HOJE.
- Prepare ações promocionais durante esse período
Crie grandes liquidações com produtos que estão parados durante esse período, ofereça benefícios no modelo de indique um amigo, crie vouchers de adiantamento de compra com um bom desconto (esse modelo funciona muito bem com restaurantes, por exemplo). Atraia seu cliente, chame a atenção dele!
Muitos estão apenas esperando uma boa oportunidade para consumir.
- Todos os seus colaboradores podem ser vendedores nesse período
Cada um do seu time tem uma rede de amigos, família e contatos que podem ser novos clientes e se interessar pelo seu produto. Aproveite suas ações promocionais e crie uma estratégia de vendas ativas com seus colaboradores onde, mesmo em casa, eles podem ter metas de vendas e divulgar seus produtos através do WhatsApp e redes sociais. Mas lembre-se: para isso, tire boas fotos de seus produtos (há inúmeras dicas sobre como fazer isso você mesmo) e ofereça recompensas para seus colaboradores.
- Se qualifique
Busque muita informação, se mantenha atualizado e procure o que está dando certo com outras empresas, não só do seu segmento, mas que podem funcionar para o seu negócio. Há muita qualificação gratuita disponível para os empreendedores. A ACIC é uma fonte de qualificação também e nesse período estamos abrindo todos os nossos conteúdos para que as empresas se adaptem e se mantenham ativas. Você pode conferir em nossas redes sociais e nosso YouTube, busque por ACI Campinas.
- Procure soluções gratuitas para desenvolver o seu negócio
Você vai precisar se adaptar e, a adaptação ao digital é essencial. Para isso, você tem diversas plataformas que te ajudam e de forma gratuita, o que é ainda mais importante nesse momento. Aproveite todas elas para obter mais eficiência e resultado.
Temos uma dica de ouro aqui: se você ainda não tem sua loja virtual, comece ainda hoje! A ACIC em parceria com a Loja Integrada, trouxe uma nova realidade para os pequenos empreendedores. A Loja Integrada é uma plataforma de e-commerce GRATUITA voltada para o pequeno e médio varejista. Você pode criar a sua loja online sozinho e o melhor é que você não precisa ser um especialista em tecnologia para utilizá-la.
A criação da loja leva poucos minutos e, em poucos passos, você já pode ativá-la e começar a divulgação para seus clientes.
Clique aqui para iniciar suas vendas online.
E nossa dica bônus é:
E a dica bônus é:
- Não desista!
Muitas vezes as notícias não serão favoráveis e poderão te desanimar, mas é muito importante que você continue com toda a garra e desejo pelo sucesso do seu negócio. Isso vai fazer com que você, todos os dias, pense em como se adaptar e como ter resultado.
Para isso, crie pequenas metas diárias e trabalhe o máximo que puder para alcançá-las. Mantenha sua rotina de trabalho e garanta que sua equipe esteja bem e motivada para alcançar cada um de seus objetivos.
Temos certeza que, aplicando essas dicas, seu negócio continuará obtendo resultado e estará cada vez mais preparado para sobreviver às crises e situações adversas.
Conte com a ACIC em todos esses momentos.
Em nossos canais digitais você encontra diversos conteúdos como esse. Acesse nosso canal no Youtube (ACI Campinas), ou fale com a gente e entenda como podemos te apoiar nesse período.