https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/242..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

-Gerencie melhor sua empresa em 5 passos

Ter uma empresa é construir o sonho de manter um grande negócio com vários rendimentos e lucros. Para isso, é necessário ter os pés no chão e pensar como administrador, pois, a falta de planejamento financeiro resulta em cerca de 22% da falência de pequenas e médias empresas no Brasil em seu primeiro ano de funcionamento, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE. 

Empreender é um grande desafio, entretanto, é necessário entender e estudar a respeito do mercado e públicos que serão atingidos, com empenho nestes quesitos, você estará a um passo do sucesso. 

Para que suas expectativas sejam alcançadas, existem técnicas para atingir estes objetivos e que devem ser seguidas para alcançar êxito. Listamos algumas delas para alavancar seu negócio sem correr o risco de declinar. 

1 - Falta de conhecimento 

Esse é o primeiro erro e podemos classificá-lo como principal, quando se trata de gerir uma empresa, afinal, como montar um negócio sem conhecer todos os processos para uma gestão enxuta? Imagina que você é um pizzaiolo, mas que não sabe nada de gerenciamento ou fluxo de caixa, já estará faltando algo para uma boa administração.

Vale lembrar que para abrir uma empresa, é recomendado que seja algo do seu conhecimento, assim, fica mais fácil para você se dar bem, pois, será da sua expertise. Evite perder tempo quebrando a cabeça em um ramo que nunca trabalhou ou que é apenas um modismo do mercado.  

Também é importante saber a respeito de todas as tributações que você precisará pagar e principalmente, em qual modalidade o CNPJ será enquadrada, no simples, micro, média ou grande empresa. 

2 - Entenda seu público

Estude o seu nicho de mercado, saiba para quem você quer vender ou atingir com o seu negócio. Tenha estratégias para chegar até as pessoas que queira atingir, trace seus objetivos. Com uma boa gestão de marketing, seu público-alvo vai se manter engajado, e dessa forma, será mais fácil alcançá-los.   

Para ser mais assertivo, aposte em pesquisas de mercado bem estruturadas e detalhadas. Analise o mercado, verifique se o ramo já está saturado e se existe demanda para retorno financeiro. 

3 - Receita pessoal e da empresa

O erro de muitos empresários está neste quesito, misturar contas de pessoa física com pessoa jurídica, essa atitude pode reduzir sua capacidade de investimentos e também dificultar o gerenciamento de caixa. 

Muitas vezes, por conta do negócio ser pequeno, os proprietários tiram dinheiro do caixa para realizar pagamentos pessoais, esse é um fator determinante para que o sistema financeiro se torne ineficaz.

Por exemplo, imagine que uma empresa tenha receita de R$7.000 e o pró-labore do proprietário de R$2.000, se o mesmo começa utilizar o dinheiro que é destinado para seus negócios, de certa forma, vai começar a perder o controle das finanças. Vamos supor que, em um determinado mês, a receita caia pela metade, os pagamentos de fornecedores ou funcionários ficarão comprometidos. Por isso, nunca misture os gastos. 

4 - Ausência de treinamento da equipe 

Manter uma empresa em dia, rompe as barreiras apenas do fluxo de caixa ou de financeiro, chegando até o gerenciamento de pessoas, para tudo isso, a solução é um bom planejamento de equipe.

Um bom atendimento abre portas para novos clientes e fideliza os que já utilizam seus produtos ou serviços. Por isso, investir em treinamentos de capacitação torna seu colaborador mais engajado e promove a retenção de talentos. Todo esse processo se inicia na admissão, inclusive, com o alinhamento das diretrizes da empresa. 

5 - Procure quem entende do assunto 

Buscar ajuda para alavancar seus negócios, é uma boa estratégia. Para isso, a Associação Comercial e Industrial de Campinas, ACIC, tem o objetivo de propor oportunidades de novos negócios, redução de custos e também educação empreendedora, tanto para gestores, quanto para colaboradores. Tem interesse em se associar? Clique aqui e tenha mais informações.


Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados