SCPC comemora 60 anos em Campinas

SCPC comemora 60 anos em Campinas

Serviço dá suporte a operações crédito para o varejo e consumidores

O SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito, completa 60 anos em Campinas no domingo, dia 10. São seis décadas de iniciativas marcantes e uma história positiva de conquistas e de apoio aos varejistas e consumidores campineiros. O serviço foi implementado pela ACIC em 1956 na gestão de Ruy Rodrigues, que presidiu a Associação Comercial por 12 anos, de 1954 até 1966. Hoje, o sistema é o mais tradicional serviço sobre consumidores e empresas do universo varejista do país.

O Serviço foi essencial para o crescimento da Associação Comercial e do comércio varejista campineiro, na medida em que viabilizou as vendas a prazo, com proteção, confiança e transparência. Em meados dos anos 70, o SCPC realizava cerca de 300 mil consultas por mês na ACIC. Atualmente, com o surgimento da consulta via internet, somado a uma baixa nas vendas por crediário e grande avanço das vendas por cartões de crédito, a ACIC ainda é muito procurada por varejistas e pelo público, com uma média de 70 mil consultas por mês.

História em Campinas

A ideia de criação do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Campinas foi lançada oficialmente no dia 4 de julho de 1956, em uma reunião com 75 dos principais comerciantes locais.  

No encontro foi nomeada uma comissão, para estudar os detalhes do funcionamento do serviço, tendo como base o SCPC da Associação Comercial de São Paulo. A comissão foi composta pelos empresários Paulo Lisbão (do setor de roupas feitas), Paulo Duchovni e João Pedroso de Camargo (móveis), Adolpho Yhan (aparelhos domésticos) e Manoel Mendes Pansano (artigos para presentes).

O SCPC teve sua primeira reunião da comissão oficialmente no dia 10 de julho de 1956. A ACIC fez muitos esforços para que o conceito do serviço, então inovador, se firmasse entre os comerciantes de Campinas. 

Desde lá, muita coisa mudou. Na década de 70, todo atendimento era manual e feito por telefone. A ACIC tinha 36 enormes arquivos separados por ordem alfabética com a ficha dos inadimplentes para consultas do SCPC. A partir da década de 80 o processo começou a ser digitalizado, algo que demorou cerca de dois anos.

Em 1982, na gestão do presidente Guilherme Campos, o sistema foi automatizado e as consultas passaram a ser feitas por terminais de computadores. Como a tecnologia ainda precisava ser aprimorada, os arquivos não foram descartados e ainda eram utilizados em casos de problemas no sistema. Em 1993, foi implantado no SCPC um novo servidor, mais moderno e confiável que o anterior. Foi neste ano que os arquivos e o trabalho manual foram descartados. Com a informatização dos processos, houve uma forte redução no tempo de manuseio das informações. Os dados, que levavam até 10 minutos para serem processados, passaram a ser concluídos em apenas três minutos.

Aplicativo

A partir de 1999 começou o processo de centralização dos bancos de dados e a nacionalização de todo o sistema do SCPC. A partir de 2004 as consultas passaram a ser realizadas pela internet. Atualmente, a ACIC disponibilizou um aplicativo de celular para os associados que facilita mais ainda a consulta ao sistema do SCPC.

“A ACIC acompanhou a evolução tecnológica e inovou em seus serviços, especialmente o SCPC. Foi assim, quando o presidente Guilherme Campos implantou um super computador para o SCPC. E não poderíamos deixar de atender nossos associados por meio de smartphones”, explica a vice-presidente da entidade, Adriana Flosi.

Funcionária da ACIC desde 1979, Renata Mariusso, atual gerente do SCPC acompanhou boa parte dessa evolução. “É muito gratificante ter vivenciado 36 anos de mudanças no SCPC. Tive a oportunidade de notar o quanto cada presidente da Associação contribuiu de diferentes formas para melhorar e modernizar o serviço até hoje”, conta Renata. 

Confira AQUI as fotos da evolução do SCPC em Campinas na ACIC, desde a era dos arquivos até atualmente. 

SCPC - O serviço pioneiro a favor do comércio

No dia 14 de outubro de 1955, um grupo de 36 empresas do comércio paulistano, ligadas a Associação Comercial de São Paulo, decidiu pela criação do Serviço Central de Proteção ao Crédito, SCPC, uma iniciativa direcionada para a organização de informações, fundamental para a massificação do crediário, passando a centralizar todos os dados de transações de negócios do comércio. O SCPC passou por diversas mudanças e, rapidamente, ficou conhecido nacionalmente como um instrumento de suporte às decisões de crédito. Em 1960, atingiu a marca de 1 milhão de consultas.

No dia 3 de setembro de 2015 SCPC completou seis décadas de contribuição aos principais episódios da economia brasileira – Com mais de 350 milhões de informações comerciais sobre empresas e consumidores de todo o país, mais de 200 milhões de consultas por mês. O serviço é consolidado como um dos mais importantes, completos e tradicionais bancos de dados do Brasil.

Dentre os feitos do SCPC se destacam alguns, como a criação do Cadastro Positivo (em 1959); a realização do intercâmbio de informações com instituições bancárias de diversas regiões do estado de São Paulo (em 1970), que deu origem a diversos serviços de proteção ao crédito; integração de uma rede nacional de informações comerciais, e ampliação da abrangência geográfica e conceitual, caracterizando sua atuação nacionalmente (em 2001). A partir de 2004, foi implantada uma área de estudos analíticos, com modelos de score para predição da inadimplência dos consumidores; e houve o lançamento do primeiro indicador econômico nacional com base no movimento das consultas do varejo, o INCC (Índice Nacional de Crédito do Consumidor).

 


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