Saiba porque todas as áreas da empresa devem ser envolvidas no processo de presença digital

Saiba porque todas as áreas da empresa devem ser envolvidas no processo de presença digital

Quando isso não ocorre de forma harmônica o esforço é em vão e compromete a jornada de compra

Um risco para qualquer negócio é não acompanhar as mudanças tecnológicas que têm ocorrido nos últimos anos. A afirmação pode parecer clichê, mas é a realidade pela qual passam as corporações. Com clientes mais exigentes e complexos, o desafio do varejo é estar atento e adaptável às necessidades do consumidor.

O foco da empresa deve ser sempre o cliente. Hoje, as empresas de maior sucesso são aquelas capazes de oferecer uma experiência consistente para o consumidor, em todos os seus canais. Para um líder isto significa que a estrutura da instituição não pode impedir a estratégia de relacionamento com os clientes. Visto que a tendência é que os clientes usem tanto o canal digital quanto a loja em sua jornada de compra, na expectativa de boas experiências em ambos os canais.

Em um de seus artigos, Joris Merks-Benjaminsen, Head of Programmes da Google Digital Academy explica que melhorar a experiência do consumidor não é só uma questão de encontrar isoladamente o melhor KPI de atendimento ao cliente, e sim de achar o conjunto de KPIs que incentive as áreas a se preocuparem com toda a jornada do consumidor.

Considerando a rapidez com que mudam as informações, os líderes podem e devem aproveitar essas mudanças para treinar suas equipes aumentando assim a performance da empresa no contato com os clientes. O autor reforça que tem que haver um alinhamento interno entre as equipes durante toda a jornada do consumidor, para garantir que a experiência do cliente seja boa.

Um exemplo são as tags utilizadas em campanhas: quando alinhados entre todos os departamentos, elas e outros identificadores, ajudam a consolidar dados espalhados, para que a empresa possa ver como é a jornada dos seus clientes. No entanto, se a equipe comercial usar uma tag diferente da equipe de comunicação, a empresa nunca saberá se uma pessoa foi impactada por ambas as frentes. Lembrando que quando o assunto é tecnologia, a linguagem deve ser acessível.

Promova a transformação digital e a cultura de inovação

Para incentivar o espírito de inovação e fazer a transformação digital acontecer, o líder deve também promover um ambiente de abertura e uma cultura que fomente o aparecimento de novas ideias. Contrate pessoas capazes de realizar diversas tarefas e se adaptar às mudanças, estimule a liderança e a evolução dos colaboradores.

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