Saiba como desenvolver uma transformação digital em sua empresa

Saiba como desenvolver uma transformação digital em sua empresa

“Promover uma transformação digital” é o principal objetivo de muitas empresas para os próximos anos. Em um momento em que as maiores varejistas do mundo avançam na área, o Grupo GPA segue a tendência do mercado investindo em tecnologias tendo em vista a experiência do consumidor. Este é um dos temas que será debatido por Illan Israel, Head de Inovação do Grupo GPA, que vai revelar as estratégias de inovação do maior grupo varejista do país, no 6º Fórum Regional do Varejo, no dia 26 de abril de 2018, no Expo D. Pedro, em Campinas.

Segundo o especialista, a percepção positiva do consumidor com a marca está, acima de tudo, relacionada à experiência de compra e à qualidade de produtos e serviços ofertados. “Tudo o que o GPA realiza é com a finalidade de ser a primeira escolha de seus clientes e, desse modo, conseguir gerar valor para o negócio e para as milhares de pessoas que impactamos diariamente”.

Israel fala também sobre a importância do fator humano para o Grupo GPA. “Nosso principal ativo é a nossa gente, o sucesso da companhia depende de pessoas treinadas e engajadas, garantindo a produtividade”. A empresa também acompanha a evolução de indicadores relacionados à satisfação do cliente. “Além de capacitar nosso time para o varejo que está por vir, desenvolvemos planos consistentes de sucessão – e em um ambiente que entende a diversidade como diferencial competitivo”, completa Israel.

A diversidade do portfólio de negócios do GPA é um diferencial competitivo da companhia. A operação é composta por diferentes unidades de negócios, que atuam por meio de marcas reconhecidas no varejo – Pão de Açúcar, Extra, Assaí Atacadista, Casas Bahia e Pontofrio. “Cada uma delas possui um posicionamento bem definido junto aos seus diferentes perfis de clientes. Apostamos no poder de escolha do cliente, criando múltiplas oportunidades de compra, quando ele quiser e onde estiver”, explica o executivo.

A empresa tem investido em novas tecnologias para melhorar a experiência do consumidor no ambiente físico e digital. “Acabamos de disponibilizar o Apple Pay nas lojas do Pão de Açúcar e do Minuto Pão de Açúcar em todo o Brasil – somos os primeiros varejistas do país a aceitar este meio de pagamento. Também teremos novidades nos aplicativos do Pão de Açúcar Mais e Clube Extra, que já oferecem descontos personalizados aos nossos clientes, com base no perfil de compra de cada um”.

O resultado do engajamento do Grupo com seus consumidores é percebido em sua base total de clientes, que teve um aumento expressivo para a Companhia. “Temos ótimos indicadores de aceitação dos nossos clientes. Após o lançamento do Meu Desconto, a base total de clientes fidelizados do GPA aumentou de 12 milhões para 14 milhões, atingindo uma representatividade de 46% das vendas identificadas da bandeira Extra e 80% da bandeira Pão de Açúcar. Os aplicativos Pão de Açúcar Mais e Clube Extra tiveram mais de 4 milhões de downloads em apenas sete meses”, descreve.

Para padronizar a experiência de compra nas lojas, o Grupo também investe em treinamento contínuo da equipe. “Nossos times estão constantemente passando por treinamento para reforçar o jeito de ser e atender. Um destaque é o Programa Polivalência nas redes Pão de Açúcar e Extra. A proposta consiste em identificar, treinar e elevar o número de profissionais com perfil polivalente, ou seja, aqueles preparados para executar mais de uma função, com foco em aumentar o time disponível para a frente de caixa. Com isso, é possível flexibilizar os postos de trabalho e melhorar a qualidade no atendimento nas lojas, especialmente nas horas de pico, e sem a necessidade de aumentar o quadro efetivo”.

Além disso, a empresa prepara os seus colaboradores em suas Universidades Corporativas em cada um dos negócios do GPA. “No ano passado, foram mais de 2,1 milhões de horas de treinamentos nas Universidades do segmento Alimentar (Universidade do Varejo e Universidade Assaí)”.

Segundo o executivo o varejo pode buscar por inovações, que tragam resultados, se conectando com a comunidade. O Grupo está promovendo, em parceria com a Liga Ventures, o Liga Retail. O programa prospecta, seleciona e acelera startups com soluções para otimização de lojas, inteligência artificial, uso de dados e big data, entre outras. “Com isso, esperamos contribuir para o desenvolvimento de inovações no mercado varejista, além de mapear alternativas que impulsionem o negócio da Companhia”.

A área também foi responsável pelo Pitch Day Pão de Açúcar, um concurso de startups do varejo cujo objetivo era mapear soluções diferenciadas que beneficiem o negócio. Além disso, concebeu o GPA Lab, um espaço na sede da Companhia, construído para fomentar a cultura de inovação e receber eventos internos e externos. O espaço também valoriza a co-criação com colaboradores, estudantes ou empresas externas. E pelo Pitch Day Pão de Açúcar, um concurso de startups do varejo cujo objetivo era mapear soluções diferenciadas que beneficiem o negócio.

Para o especialista, os próximos anos do varejo serão completamente diferentes. “Teremos a oportunidade de evoluir, criando um hub de inteligência e soluções de consumo. O varejo do futuro se apoiará em estratégias digitais omnicanais, fortalecendo a visão da marca para o cliente, trazendo mais experiência e conveniência.

A internet das coisas e a inteligência artificial promovem avanços transformacionais no modo de consumo, combinada com machine learning, também traz a possibilidade de trabalhar sempre mais os dados de CRM e entregar mais valor ao cliente, refletindo em fidelização.

“Os consumidores estão cada vez mais conectados a novas tecnologias e, como sempre, é necessário nos anteciparmos às necessidades deles e oferecer experiências. Mapeamos constantemente as tendências do mercado e estamos atentos às possibilidades de novas implementações para os nossos clientes, completa o Head de Inovação do Grupo GPA, Illan Israel.

GPA: É o maior grupo de varejo e distribuição do Brasil. Com mais de 2.000 pontos de venda em todas as regiões do país. A Companhia faz parte do Grupo Casino e é também a maior empregadora privada do Brasil em seu segmento de atuação, com mais de 130 mil colaboradores.

FRV: Illan Israel é um dos palestrantes confirmados no 6º Fórum Regional do Varejo, principal evento de varejo do interior de São Paulo, que ocorrerá no dia 26 de abril, em Campinas. O especialista vai apresentar o painel O Fator Humano no Centro da Estratégia | Perspectiva Consumidor.


Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados