Planejamento financeiro foi tema do Encontro de Finanças na Associação Comercial

Planejamento financeiro foi tema do Encontro de Finanças na Associação Comercial

Os empresários presentes foram orientados pela especialista no assunto Patrícia Donato

Já foi surpreendido com resultados negativos no caixa de sua empresa? Isso pode ser evitado com um planejamento financeiro estratégico, e esse foi o debate do Encontro de Finanças. Realizado nesta terça-feira, 14 de fevereiro, na Associação Comercial de Campinas, o encontro foi coordenado por Patrícia Donato, consultora financeira e idealizadora do blog "A Dona do Dinheiro”.

O primeiro passo é planejar. Segundo Patrícia, planejar é elaborar um plano, projetar, ter a intenção de algo, e partindo disso, o plano financeiro estratégico deve ser feito da forma mais completa possível. Segundo a especialista, é um erro muito comum os empreendedores não terem planejamento ou terem a intenção de controlar o dinheiro depois que já foi utilizado. “Planejar é autoconhecer-se, é saber onde sua empresa está e onde quer chegar. É saber definir o que precisa fazer e não o que quer fazer”, explica.

Patrícia diz que o mapa do planejamento começa com o empresário determinando quais são seus objetivos e metas e depois disso, elaborar um plano de ação. Então, por fim, executar esse plano e controlar os resultados. Mas, é importante que todo o plano seja feito com análises da empresa prontas, como anáise SWOT e 360, para determinar o que deve ser mudado e se irá haver algum investimento.

A melhor forma de começar é identificando ferramentas que sirvam para você e seu negócio e existe também muito conteúdo gratuito sobre o assunto disponível na internet. A especialista recomenda o Canvas para mapear e criar estratégias, o Zero Paper para controle de gastos e a Endeavor para apoio e treinamentos.

 Ela ainda acredita que é importante definir o tempo em que aplicará seu planejamento, se é de curto, médio ou longo prazo. É importante também conhecer seus stakeholders, ou seja, os fornecedores, concorrentes, clientes, mídias, serviços terceirizados, acionistas, colaboradores e entre outros. A relação com esses públicos precisa estar também no planejamento.

 “O importante é criar uma empresa sólida, não importa o tamanho dela ou quando começou, o importante é crescer. Os resultados esperados são alcançados com equilíbrio, disciplina, flexibilidade e escolhas conscientes”, finaliza Patrícia.


Encontro-Finanças, Patrícia-Donato, Dona-do-Dinheiro, ACIC, Associação-Comercial-Campinas, Empreendedorismo, Planejamento, Financeiro

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados