Planejamento estratégico: comece 2017 com o pé direito

Planejamento estratégico: comece 2017 com o pé direito

Planeje-se para que sua empresa esteja preparada para o ano que vai chegar

A crise em 2016 representou para o comércio o momento de agir, mas nem todos estavam preparados para o momento. Faltando poucos dias para a chegada de 2017, é importante que o empresário se prepare para o futuro e inicie o novo ano com foco no resultado e executando novas ações planejadas. 

Porém, é essencial ressaltar a importância do planejamento estratégico para alcançar o futuro desejado e executar os novos planos de forma consistente. Mas, como fazer isso? O planejamento estratégico é a arte de “criar” o futuro com um pensamento criativo: “É olhar o presente com os olhos do futuro, e não olhar o futuro com os olhos do presente”, explica João Torres o sócio-diretor da Neovolution e especialista em gestão de negócios. 

Planejar algo por si só é decidir por antecipação um conjunto de decisões, já planejar de forma estratégica é o processo de gerenciar com o objetivo de dar forma ao negócio. Isso é feito através de um alinhamento entre o cenário externo, um mercado em constante transformação, juntamente com as competências internas da organização, habilidades e recursos. Portanto, inicialmente é preciso pensar nesse ambiente externo e identificar quais são as oportunidades e ameaças que ele guarda para a empresa. Depois, identificar as fraquezas e forças da empresa, assim como seus valores e sua missão (Análise SWOT), e só por fim criar a estratégia a ser seguida. 

“É necessário pensar primeiro no objetivo que eu quero atingir e, a partir disso, definir meus planos e ações”, ressalta Torres. “Fazer a análise dos fatores internos e externos, olhar individualmente as variáveis é o coração do planejamento. Se bem feito, já é 50% do caminho percorrido”, completa. 

Estratégia

A estratégia é a forma pela qual a empresa pretende competir e crescer para atingir seus objetivos.  As estratégias escolhidas pela empresa devem aproveitar as oportunidades e maximizar as forças, minimizar o efeito das ameaças e a intensidade das fraquezas, além de criar vantagens competitivas e duradouras. "Estratégia não é o que eu vou fazer, mas sim, como eu vou fazer. É a forma de se chegar ao objetivo, são meios e formas, mas não ações”, explica o especialista. Exemplo de algumas estratégias: ampliação do portfólio, portfólio focado em um segmento específico, comunicação em veículo de massa, investimento em treinamento de funcionários, aquisições e parcerias (iniciativas conjuntas de marketing) etc.

Com uma estratégia elaborada, o plano de ação deve ser muito detalhado, com cronograma e definir responsabilidades (qual funcionário que vai executar cada ação). “É preciso focar em ações de alto impacto e urgentes. Algumas, ficam até pra depois de 2017”, explica Torres. Para começar 2017 com o pé direito, ele recomenda que as empresas façam uma revisão do plano estratégico. O empresário precisa definir os planos de ações, os responsáveis por eles, assim como as expectativas e definir o que deve ser urgente, além de lembrar que planejar já é meio caminho andado para crescer.


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