O Dia dos Pais está chegando. Que tal vender mais?

O Dia dos Pais está chegando. Que tal vender mais?

Palestra na ACIC aborda técnicas para vender mais na data comemorativa

Para aproveitar a chegada do Dia dos Pais, nada melhor que colocar em prática algumas regras que possam garantir maiores e melhores vendas. Para isso, a ACIC promoveu no dia 19 de julho uma palestra gerencial com a especialista em comércio do Sebrae, Daniela Cria, um evento para mostrar como é possível adotar algumas posturas, mesmo nas lojas de varejo de micro e pequeno portes, com o objetivo de atrair mais os clientes e garantir mais vendas.

A ACIC aposta que o faturamento do comércio varejista na cidade para a data, comemorada no segundo domingo de agosto, chegará a R$ 125,2 milhões. Mas, para quem deseja alcançar bons resultados, é necessário se adiantar e se preparar o quanto antes, adotando estratégias diferenciadas para atrair os filhos que procuram por presentes, mesmo em tempos em que o dinheiro no bolso está curto.

A projeção da ACIC é para um valor médio de R$ 105,00 dos presentes. Então, o ideal é conhecer bem os clientes, se antecipar às suas necessidades, preparar o estoque e atender bem. Essas são algumas das orientações básicas que Daniela passou para os participantes. Porém, é preciso ficar atento às dicas para que as vendas realmente fiquem aquecidas em agosto.

Daniela diz que a primeira dica é saber o que comprar pra não ficar com estoques. “O consumo do Dia dos Pais é espontâneo e o foco não deve ser o desconto. E é extremamente importante ser mais que um vendedor, e sim um consultor do cliente e auxiliá-lo na escolha do melhor presente. Dessa forma, pode até aumentar o tíquete de venda”, ensina.

De acordo com a especialista, é preciso também adequar o mix de artigos na loja para presentear e disponibilizar novidades, com o destaque para os itens que os homens gostam. “É preciso mostrar sintonia e solicitude ao cliente”, observa.

Confira as dicas da especialista para vender mais em agosto:

Vitrine

Invista na exposição dos produtos, com destaque em todos os aspectos do visual merchandising. Aproveite a data para mudar e personalizar a vitrine, tomando cuidado para deixar em destaque o que os pais querem ganhar. Pense que vitrines contam histórias, enaltecem os produtos.

Espaço físico

Arrume também a atmosfera da loja para que o cliente queira  entrar e comprar. Faça melhorias para promover melhor circulação de seus clientes e deixar os produtos mais a mostra. Capriche na ambientação temática e ofereça combinações de peças. Ressalte os cartazes e banners e reserve os locais mais nobres da loja para os presents para os pais.

Ofereça produtos por faixas de preços

Essa estratégia ajuda o cliente a não perder tempo procurando artigos que não vai comprar.

Facilite a troca

Esse é um ponto muito importante porque está comprovado que em geral a troca significa mais vendas.

Dê sugestões

Procure saber o estilo do pai presenteado, se é atleta ou executivo e ofereça os produtos de cada categoria

Crie valor para o presente

Homens também valorizam presentes bonitos e em embalagens diferenciadas, exclusivas e personalizadas. Ofereça cartões em branco ou especiais para o cliente escrever mensagens para o pai.

Promova e gere venda adicional

As promoções não precisam necessariamente ser com preços menores. Podem ser com descontos progressivos na compra de mais itens; presenteie com algum produto nas compras acima de determinado valor; ofereça cupons para descontos em outras datas e, assim, aqueça as vendas em períodos de baixa; faça duplas de vendas do tipo “presenteie seu pai e ganhe desconto num artigo para você”; estimule vendas para outros pais, como o sogro do cliente, avós e amigos.

Prepare a equipe de vendas

Algumas datas especiais necessitam de mais colaboradores. Pense o tamanho da equipe que precisa e altere horários de atendimento. Prepare os colaboradores temporários. Lembre-se que para atrair e manter o cliente é necessário um bom atendimento. O cliente gosta de um atendimento integrado, de ser chamado pelo nome, de ser percebido e valorizado, ter sua opinião considerada e ter informações objetivas e seguras.

Divulgar para ter sucesso

Vá além das mídias tradicionais. A internet divulga muito bem uma marca e seus produtos e reforça o consumo. Mas, também pode desmotivar o consumo. Por isso é preciso planejar com cuidado as informações colocadas na internet para antecipar a experiência de compra.

 


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