Fator humano é determinante no processo de inovação nas empresas

Fator humano é determinante no processo de inovação nas empresas

Em tempos em que ainda se fala em crise econômica, a palavra inovação se faz presente nas empresas que buscam se manter firmes em um mercado tão competitivo. Mas, ao falar em inovação nas empresas, é preciso atentar-se a um fator que faz toda a diferença em uma corporação, o fator humano.

Estimular o colaborador a ser inovador ou ter atitudes inovadoras é muito importante. Para falar sobre o assunto, Charles Schweitzer, Head de Inovação da Leroy Merlin, vai contar como engajar os colaboradores no processo de inovação, no 6º Fórum Regional do Varejo, no dia 26 de abril de 2018, no Expo D. Pedro, em Campinas.

Permitir que os colaboradores proponham novas ideias e estratégias é prática comum da Leroy Merlin, que desde 2012 mantém um Portal de Inovação Colaborativo, o #inovaLeroyMerlin. Por meio dele, os colaboradores podem sugerir ideias ligadas à Experiência do Cliente, Processos, Vendas, Resultados e Sustentabilidade. “Até o final de 2017 o portal era aberto apenas aos colaboradores, agora é aberto a todos (clientes, parceiros e fornecedores)", explica o especialista.

O portal deu tão certo que em 2016 foi criado o Fórum de Inovação, no qual uma equipe da empresa julga as melhores ideias do ano e as 10 melhores são premiadas e selecionadas para serem implantadas na empresa.

Não é novidade que o desafio do varejo atual é proporcionar a melhor experiência de compra para o seu cliente. O consumidor está cada vez mais exigente, por isso, inovar faz parte do processo de melhorias no atendimento ao cliente.

“A inovação ajuda na interação colaborador-consumidor na empresa quando o colaborador que treina seu olhar para identificar os problemas do consumidor em sua experiência é capaz de propor soluções para resolver esses problemas através da inovação e, pouco importa se ela é tecnológica ou não”, completa.

Para Schweitzer, o sucesso da empresa está no empoderamento do colaborador. “Só se justifica fazer inovação se ela resolver um problema de negócio. E, quem conhece os problemas, quem está na ponta, é o colaborador”, diz.

Em 2016, a empresa foi eleita por 4 anos consecutivos como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil e em 2017 foi eleita pela ATKearney como a 17ª empresa mais inovadora do Brasil.

Schweitzer diz que o segredo do sucesso também está na cultura e nos valores da empresa. “Antes mesmo de existir um portal de inovação, já havia uma cultura de valorizar o erro e valores humanos muito fortes e bastante praticados para garantir a autonomia na ponta”, reforça.

Afinal, o que é inovação?

Inovar quer dizer avançar os negócios de sua empresa. É perceber a necessidade de reinventar os processos internos. Além de identificar quais são a oportunidades de ganhar mais, gastando menos.

A inovação está na quebra de paradigmas e no encontro de novas maneiras de fazer algo que é feito há muito tempo sempre da mesma forma.

Muitas pessoas acreditam que ser inovador é criar algo novo, que nunca foi concebido até então. Contudo, inovação é algo mais amplo e pode ser implantado na empresa por meio de treinamento corporativo planejado com esse propósito.

Para que a inovação nas empresas aconteça, dois pontos são fundamentais: os líderes devem incentivar os colaboradores a inovarem e a solução ou a antecipação de problemas deve ser preocupação de toda a empresa.

Leroy Merlin: Líder no segmento de material de construção, a Leroy Merlin Brasil possui 42 lojas distribuídas em 11 estados brasileiros e o Distrito Federal.

FRV: Charles Schweitzer é palestrante confirmado no 6º Fórum Regional do Varejo, principal evento de varejo do interior de São Paulo, que ocorrerá no dia 26 de abril, em Campinas. O especialista vai se apresentar o painel O Fator Humano no Centro da Estratégia | Perspectiva Colaborador.


Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados