Especialista explica a relação entre perfil comportamental do indivíduo e alta performance

Especialista explica a relação entre perfil comportamental do indivíduo e alta performance

Elizabeth Pinheiro, profissional com mais de 15 anos de atuação em gestão estratégica de pessoas, falou sobre o tema no encontro do Conselho da Mulher Empreendedora

“O maior potencial de desenvolvimento de uma pessoa está onde ela tem seu ponto mais forte”. A afirmação é da educadora e coach especializada na metodologia DISC de análise comportamental, idealizadora e fundadora da Totall Performance, Elizabeth Pinheiro, responsável por apresentar a palestra “Alta Performance – A Chave do Sucesso”, na manhã de 18 de agosto, no encontro do Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da ACIC.

Com mais de 15 anos de atuação em gestão estratégica de pessoas, Elizabeth destacou a importância do conhecimento dos perfis comportamentais básicos de cada pessoa para que seja possível aproveitar ao máximo as características mais consistentes e aperfeiçoar os demais. “Estudos do Instituto Gallup mostram que os empreendedores de pequenas e médias empresas que mais crescem apresentam determinadas características em seus perfis, como por exemplo, pensamento criativo, confiança, relacionamento e outras.”, afirma ela.

O que isso significa? Significa que o desempenho desses empreendedores está relacionada a algumas bases do comportamento humano. Se essas características funcionam bem para eles por que não posso copiá-las? Simples, porque cada indivíduo tem o seu próprio perfil. Então, conhecer o seu perfil é o primeiro passo para aumentar a sua produtividade.

Elizabeth explicou que são quatros os perfis comportamentais básicos: dominância (dominance), influência (influence), estabilidade (stability) e conformidade (conformity) – daí a sigla DISC:

Influência - É motivadora, persuasiva, influente, comunicativa, otimista, é aquela pessoa que entrega a abertura de qualquer negócio. Seu valor é trabalhar com e/ou para pessoas. Ao mesmo tempo, é uma pessoa que precisa que sua moral seja elevada. Seu motivador é o reconhecimento das pessoas. Do que ela mais tem medo é da rejeição.

Dominância – É competitiva, iniciadora, esforçada, direta e objetiva. Seu valor é a busca de resultados. É aquela pessoa que entrega o fechamento de todos os negócios. É motivada pelo poder e pela força. Seu medo básico é falhar.

Estabilidade – Confiável, previsível, amável, persistente e bom ouvinte são algumas das características deste perfil de pessoa. Seu valor é atendimento, auxílio. Entrega administração, suporte, serviços. Seu motivador é a segurança e seu medo básico é a mudança.

Conformidade – A pessoa com esse perfil é disciplinada, lógica, perfeccionista, sistemática, precisa. Ela entrega técnica, processo, legitimação. Seu motivador são as regras e os procedimentos. Seu valor é a qualidade, a especificidade. Seu medo básico é o conflito.

De acordo com Elizabeth Pinheiro, essas características são subdivididas em alta e baixa e elas se compõem: “É possível uma pessoa apresentar de um a três perfis altos e um perfil baixo. Ou vice-versa. Também é possível desenvolver determinada característica”, detalhou a especialista.

Uma vez detectadas as características básicas do indivíduo, é hora de estudá-las, bem como as competências, para entender de que forma elas habilitam essa pessoa para determinado desafio.

Por meio do perfil comportamental é possível identificar as diferentes formas de um indivíduo agir e se comportar diante de uma situação, seja uma competição ou um obstáculo. “Para chegar aos resultados, buscamos o estímulo que impulsiona as ações que maximizam as competências e as habilidades daquela pessoa.”, complementou a fundadora da Totall Performance.

Elizabeth explica que os desafios e os perfis devem ser sempre compatíveis. Essa é a chave do sucesso. “Se a pessoa se depara com um grande desafio e sente que não tem competência suficiente para vencê-lo isso gera uma série de emoções que desencadeiam medos, ansiedades e bloqueis impeditivos. Em contrapartida, se o nível de competência é alto para um desfio considerado pequeno isso gera um estado de tédio, desmotivação e inércia, impactando negativamente na sua performance”, esclareceu a especialista.

Para ela, performance é compromisso individual. Não apenas a satisfação pessoal. É ter atitude, empenhar esforço para superar metas, e se engajar para vencer os desafios. “Para conquistar a alta performance é necessário ter resultados constantes e concretos; realizar tarefas com propósito e significado, maximizando o potencial e superando o desafio ”, afirmou Elizabeth Pinheiro. 


CME, Conselho-Mulher-Empreendedora, Perfil-Comportamental, Alta-Performance

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados