Empresas brasileiras de serviços e varejo se destacam em ranking mundial de inovação

Empresas brasileiras de serviços e varejo se destacam em ranking mundial de inovação

Tema da inovação segue sendo determinante para o crescimento e sucesso das empresas, independentemente do porte ou setor

Fast Company divulgou nesta terça-feira, 20/02, a edição 2018 do seu ranking com as empresas mais inovadoras do mundo. Na lista estão mais de 350 empresas, distribuídas em 36 categorias. Na América Latina, o Brasil se destacou com cinco das dez startups selecionadas, além do Magazine Luiza no setor de varejo.

A melhor colocada foi a Nubank, por seu modelo de negócio, que oferece um serviço bancário eficiente a taxas bem menores do que as cobradas por empresas tradicionais. A 99 Taxis, recentemente comprada pela Didi Chuxing, mas nascida no Brasil apareceu em quinto lugar, por apresentar um sistema de distribuição de corridas válido tanto para táxis como para carros particulares.

A varejista Magazine Luiza ficou em sétimo lugar, por todo o seu empenho em digitalizar suas operações com a criação do Luiza Labs, que analisa como as novas tecnologias, como Big Data e realidade aumentada, podem ser aplicadas em produtos ou serviços para o varejo.

A vice-presidente da Associação Comercial de Campinas, Adriana Flosi, ressalta que inovar é acrescentar algo novo ao que já existe, seja um produto ou serviço. “Esse processo faz com que o valor de um produto, serviço seja percebido de uma melhor maneira por quem os utiliza ou consome. Inovar em seus negócios não cabe apenas a empresas de tecnologia ou grandes empresas, todo empresário que deseja se destacar em seu ramo deve se reinventar e estar em constante evolução para atender os seus clientes. Mas é preciso implantar uma cultura de inovação dentro do negócio”, explica.

O gerente-executivo, Leandro Diniz, também indica a inovação como a ponte para o sucesso das empresas. “A mudança no comportamento do consumidor e as expectativas desses novos consumidores fazem com que as empresas tenham o dever de inovar. A inovação deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência nas empresas que querem crescer e se desenvolver. Toda empresa deve ter uma atenção especial para a inovação, nos seus produtos, nos seus processos, em tudo o que for possível para atender as expectativas do novo consumidor. Ele deve estar no centro da estratégia para que suas expectativas e necessidades sejam atendidas de maneira diferenciada, trazendo muita experiência e muita inovação”.

Rankings como o da Fast Company são importantes também para reforçar a relevância do tema que aborda. E as empresas de modo geral devem atentar para o valor da inovação para o desenvolvimento das empresas. Além disso, os empreendedores devem aproveitar esses dados para buscar inspiração para seus próprios negócios.

Confira o ranking completo da lista aqui.


#inovação, #acicampinas, #fastcompany

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados