Empreendedorismo foi o foco da sabatina com os candidatos à prefeitura de Campinas realizado em Campinas

Empreendedorismo foi o foco da sabatina com os candidatos à prefeitura de Campinas realizado em Campinas

Os quatro candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenção de voto se reuniram com empresários nesta segunda-feira, dia 19, no Vitória Hotel

O Comitê Campinas da Rede Global do Empreendedorismo e o Fórum Permanente em Defesa do Empreendedorda RMC realizaram uma Sabatina com os candidatos à Prefeitura Municipal de Campinas na noite da última segunda-feira, dia 19. Os quatro candidatos a prefeito mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto foram cobrados a apresentar propostas para incentivar o empreendedorismo e impulsionar a economia local com a instalação de empresas e geração de empregos na cidade.

Jonas Donizette, Hélio de Oliveira Santos, Artur Orsi e Marcio Pochmann também assinaram o Termo de Compromisso preparado pelo Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor da RMC, formado pela ACIC, CIESP Campinas, GENESE, HABICAMP, SINDASP, SINDCON, SINDILOJAS e SINDIVAREJISTA, entidades representativas dos setores produtivos e geradores de renda do município. Durante a sabatina, os candidatos responderam, em tempo igual, questões a respeito de seus projetos em prol do desenvolvimento do cenário empreendedor de Campinas. Cada um destacou o que possui de projeto mais relevante para ser implementado nos próximos anos.

Os candidatos responderam oito questões elaboradas pelas entidades empresariais apoiadoras do evento e duas por jornalistas, todas com foco no desenvolvimento do empreendedorismo na cidade. O primeiro a responder as perguntas foi Jonas Donizette, que destacou os avanços que a área de empreendedorismo deu em sua gestão como prefeito. Ele também propôs levar às escolas municipais o ensino do empreendedorismo para que o tema seja desenvolvido junto às crianças. “As nossas escolas públicas municipais têm autonomia no currículo, mas podemos fazer uma comissão e levar essa ideia”, falou.

Donizette admitiu que o atual Plano Diretor da cidade gera insegurança para novos empreendimentos e se comprometeu em lutar pela regularização das empresas da cidade.  “Também é muito importante buscar a eficiência do setor público. E quero dar meu testemunho de que a Prefeitura tem bons funcionários para garantir essa eficiência”, ressaltou.

O segundo candidato a responder as perguntas foi o ex-prefeito Hélio de Oliveira Santos, que reforçou a relevância do empreendedorismo e a vocação de Campinas no setor. “Sou um tocador de ideias e de pessoas. Sempre segui a cartilha do empreendedorismo nos meus dois governos. Nesse momento que a economia do País não vai bem, quero contar com a participação dos dirigentes de cada setor para fazer um governo que possa retomar o brilho que Campinas teve”, salientou.

Santos defendeu a busca de recursos no governo federal para aumentar a capacidade de investimento, uma vez que o setor público é que alavanca os investimentos do setor privado.

O vereador Artur Orsi foi o terceiro candidato a ser sabatinado e disse que vai apresentar um novo projeto para Campinas, uma vez que é fundamental para a cidade melhorar seu ambiente de negócios para que volte a se desenvolver. Orsi também se comprometeu a aprimorar a relação da Adminsitração Municipal com os empreendedores e reduzir a burocracia e o custo Campinas para as empresas, facilitando a abertura de novos negócios. “Não existe em Campinas uma política de fomento para estimular as empresas, especialmente as micro que tanto geram empregos e renda”, observou.

Para ele, é importante estimular a cultura empreendedora na rede municipal de ensino e reduzir custos para as empresas para atrair negócios em todas as áreas, além de estabelecer relações entre o poder público e as entidades que geram empregos e negócios.

A sabatina foi finalizada por Marcio Pochmann, que enxerga um futuro promissor para Campinas, mas com obstáculos para serem ultrapassados para se manter entre os principais municípios empreendedores do País. “O ambiente de negócios é fundamental para a geração de negócios. Mas atualmente os custos elevados e a pouca agilidade da Prefeitura são problemas a serem enfrentados. Temos que descentralizar os serviços e avançar para a regularização dos negócios com uma força tarefa”, propôs.

Pochmann também disse que, se eleito, vai criar um banco chamado Campinas Confia para ficar mais próximo dos empreendedores.

Compromisso dos candidatos

Além de responder as perguntas comuns elaboradas pelas entidades participantes do Comitê Campinas da Rede Global do Empreendedorismo, os candidatos assinaram um Termo de Compromisso, um documento alinhado às premissas da Campanha + Empreendedores + Empregos, que vem sendo apresentada aos candidatos a prefeito das principais cidades brasileiras como forma de engajá-los  a assumir compromissos para fortalecer o empreendedorismo em seu município.

O documento foi adaptado à realidade de Campinas e visa contribuir para o desenvolvimento do município ao apontar prioridades como, por exemplo, à requalificação dos espaços públicos na região central, e nos principais pontos e distritos da cidade; a necessidade de uma maior agilidade e transparência na comunicação entre poder público e cidadãos, e de um projeto eficiente para o desenvolvimento da mobilidade urbana.

O objetivo maior do Termo é o comprometimento do futuro prefeito, para com os empreendedores; para que este estreite relações e ouça àqueles que estão crescendo e gerando empregos e, dessa parceria, surja uma agenda produtiva, entre outros.

A ACIC foi uma das entidades que apoiou a sabatina com os candidatos à Prefeitura de Campinas.”Foi um evento importante porque os empreendedores de Campinas, representados por suas entidades, receberam os candidatos com perguntas objetivas e saíram daqui sabendo o que cada um pensa e pode fazer. Além disso, houve uma igualdade de tempo e regras e todos tiveram oportunidade de ouvir e fazer suas avaliações”, ressaltou o presidente da ACIC, Guilherme Campos Júnior.

Entidades participantes

Além da ACIC, a sabatina contou com o apoio do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), do  Sindicato Varejista de Campinas (SindiVarejista), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp Campinas), da Facamp e da Master Minds Capital.


Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados