Dia dos Namorados: Faturamento de 2018 deve superar o ano passado em 1,80%

Dia dos Namorados: Faturamento de 2018 deve superar o ano passado em 1,80%

Movimentação financeira em Campinas deve ficar em torno de R$ 174,8 milhões

A expectativa do comércio de Campinas e Região para o Dia dos Namorados é de aumento nas vendas. Só em Campinas o faturamento deve ficar em torno de R$ 174,8 milhões, um crescimento de 1,80% em relação a 2017, segundo a expectativa do Departamento de Economia da Associação Comercial de Campinas.

Já na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o comércio espera faturar R$ 368,5 milhões, uma expansão também de 1,80% em relação ao ano passado.

Os namorados também devem investir mais no presente. Neste ano o valor do presente deve custar em média R$ 111,30, um aumento de 3,06% a mais do que em 2017. Os itens mais procurados devem ser: perfumes, joias e bijuterias, floricultura, restaurantes e celulares.

Para a vice-presidente da Associação, Adriana Flosi, as datas comemorativas impulsionam tradicionalmente as vendas. Isso é ainda mais importante ao levar em conta o processo de retomada da economia. “Além disso, há a expectativa de minimizar prejuízos que o comércio sofreu com a paralisação dos caminhoneiros nos últimos 10 dias”, declara.

E-commerce

Assim como já vem acontecendo em outras datas, um setor que deve crescer no Dia dos Namorados é o e-commerce, já que as vendas online estão ganhando cada vez mais o gosto do consumidor.

Entre os principais motivos deste crescimento estão o preço menor e a comodidade. Segundo o Internet Trends 2018, relatório anual sobre tendências e negócios na internet, o número de usuários da internet, 3,6 bilhões, superou metade da população mundial. Ao levar em conta que um adulto gasta em média cerca de seis horas por dia com um dispositivo digital, o varejo deve ficar de olho nesse consumidor em potencial.

O mesmo relatório aponta que aproximadamente 13% de todas as vendas no varejo vêm do e-commerce. Umas das razões para este aumento está nos buscadores que desempenham papel importante nas decisões de compra do consumidor, já que 85% das pesquisas de produtos começam na Amazon ou Google.

Outro fator determinante é o aumento de compras pelo smartphone. Nos Estados Unidos fazer compras já é a principal atividade dos usuários num smartphone. Uma das gigantes do setor, a chinesa Alibaba, já mostrou que há muito espaço para o avanço do varejo online em todo o mundo.

Para driblar a “concorrência” com o e-commerce o varejo físico deve investir sempre em oferecer a melhor experiência de compra ao seu cliente, pois o atendimento humano ainda é a preferência do consumidor que nem sempre consegue interagir da mesma forma no ambiente digital.


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