Desemprego é o principal motivo da inadimplência em Campinas

Desemprego é o principal motivo da inadimplência em Campinas

43,5% dos endividados chegaram a essa situação por falta de trabalho; índice evoluiu 3,5 pontos percentuais em seis meses

O desemprego ainda é o principal vilão da economia. Dados do perfil do inadimplente apontam que houve um aumento de 3,5 pontos percentuais no índice de inadimplência no primeiro semestre de 2018.

A pesquisa aponta ainda que os jovens entre 16 e 30 anos são os mais endividados. O motivo pode estar relacionado ao descontrole nos gastos, uma vez que muitos jovens se empolgam com o uso do cartão de crédito.

O índice de desemprego nesta faixa etária também contribui para o aumento da inadimplência, pois em momentos de redução de emprego os mais jovens e menos experientes são os mais atingidos.

A queda na renda é apontada como o segundo lugar na pesquisa com um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2017.

Dicas para enfrentar a inadimplência mantendo um controle orçamentário:

- Coloque em uma planilha do computador, todas as receitas e despesas, ao longo do mês. Desta forma, você pode visualizar o que mais pesa no seu orçamento.

- Evite criar novas dívidas ao comprar no cartão de crédito, com pagamento em parcelas de longo prazo.

- Procure reduzir ao máximo, o consumo nas despesas fixas, como água, energia elétrica, telefone, e até mesmo nas refeições fora de casa.

- Diante do desemprego, use suas habilidades para conseguir uma renda variável, ou até mesmo, verificar a possibilidade em empreendimentos em artesanato, doces, alimentação e manutenção residencial, na espera de uma nova recolocação.

- Nesse período, enquanto não consegue recolocação, acompanhe suas dívidas no cadastro de inadimplentes, e com os dados do credor tente uma futura renegociação dessas inadimplências, quando conseguir um novo emprego


Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados