http://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/106.jpg
Eduardo Vilas Bôas
Eduardo Vilas Bôas
Professor, consultor, blogger e editor do MMdaMODA

Varejista: atualizar-se vale mais do que custa

Muitos varejistas se trancaram dentro de suas lojas e estão esperando a crise passar. Aliás, independente de crise, comumente encontro ou atendo lojistas que nunca foram visitar a concorrência – não sabem sequer como é o interior da loja, o tipo de atendimento ou o mix de produtos. Infelizmente essa “alienação comercial” não traz nenhum benefício aqueles que pretendem sobreviver dignamente num mercado cada dia mais competitivo. 

Comumente também ouço de tantos outros lojistas que “eu faço isso há 15 anos e sempre funcionou”. Minha devolutiva também é bem objetiva: “Claro que funcionou, isso manteve seu comércio até aqui, mas se ainda estivesse funcionando você não estaria pedindo socorro a um consultor”. Os mercados consumidor e competitivo de 10, 15 ou 20 anos atrás mantém pouca relação com os mercados atuais. Muita coisa mudou: produtos, relações de consumo, poder de compra, motivação de consumo, uso das tecnologias, perfil da massa consumidora, fornecedores e concorrentes. Podia continuar enumerando isso, mas você já compreendeu que a dinâmica é diferente.

Gosto de compreender o varejo como um organismo vivo e, como tal, precisa estar com sua saúde em dia para responder bem ao ambiente agressivo no qual está inserido. Por isso, caro lojista, atualizar-se é uma necessidade vital para o seu segmento também. Em um varejo cada dia mais democrático, seus clientes também transitam – e consomem – em lojas de diversos portes, das sofisticadas as mais populares. E quanto mais ele se relaciona (bem) com as lojas de ponta, mais exigente se tornará com todos aqueles que lhe desejam vender algo. 

Existem muitas formas para você manter-se atualizado, seja pagando ou gratuitamente: workshops e palestras, cursos presenciais e a distância, livros, revistas, sites, programas e blogs especializados, consultorias e até eventos. Listo abaixo uma relação de opções para você começar – ou continuar – sua jornada de atualização.

Cursos, palestras e workshops: Sebrae; Senac; Aci Campinas; Academia de Varejo;
Sites: O Negócio do Varejo; MMdaMODA;
Revistas: PEGN; PEM-Exame;
Livros: procure pelas temas do seu interesse no site Estante Virtual;
Programas: Mundo S/A – GloboNews; PEGN – Globo; Shark Tank Brasil – Sony; Café Empreendedor - Rádio Brasil (AM 1270); SOS Salvem o Salão – GNT;
Eventos: Fórum Regional do Varejo (FRV); Latam Retail Show; Semana Global de Empreendedorismo;

Vale destacar que esse mês, dia 16, acontece o 5º Fórum Regional do Varejo (FRV), no Expo Dom Pedro, em Campinas/SP, no qual você poderá conferir as principais novidades e tendências do varejo. Você já pode degustar um pouco do conteúdo que lhe espera e até obter mais informações no blog do evento: https://www.forumregionaldovarejo.com.br/blog/


Eduardo Vilas Bôas|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados