http://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/76.jpg
Marcelo Veras
Marcelo Veras
CEO da Atmo Educação

Pontualidade

“Pontualidade: bobagem ou diferencial competitivo?”

Já escrevi outras vezes sobre este tema, mas não me canso de bater nesta tecla, pois sei que a repetição é ingrediente básico para o aprendizado. Também sei que “em terra de cego, quem tem um olho é rei”, como diz o velho ditado. E o rei desse país chega na hora. Adoro o Brasil, mas vamos concordar que o nosso país é bem estranho em algumas coisas. Pontualidade é uma delas.  Este não é, definitivamente, o nosso ponto forte. Das obras para as Olimpíadas às reuniões nas empresas, do médico que escreve “hora marcada” para a consulta que começa com os famosos “15 minutos de tolerância”, tudo atrasa. O atraso no Brasil é a regra, não a exceção. Isso é uma pena. Parte do nosso atraso como país vem daí. Já que atrasar é cultural, vivemos num atraso.  Este pacto coletivo pelo atraso gera um descaso generalizado com a excelência. O atraso carrega consigo uma espécie de permissão para a mediocridade. Se algo não consegue sair no prazo, por que teria que ser perfeito no resto? Uma coisa puxa a outra. Esse é um gatilho para várias mazelas.

Fui educado com regras muito duras em relação a ser pontual. Sofri muito no começo, mas hoje faço disso mais um atributo de diferenciação. E uso ao meu favor desde que comecei a minha carreira. Sou neurótico com o relógio. Estou sempre 30 minutos adiantado para qualquer compromisso. Sempre trabalho com uma margem absurda de tempo para cumprir prazos combinados. Ouço muita crítica e algumas piadas sobre este meu “defeito”. "Você é muito exagerado com esse negócio de tempo. Precisa relaxar mais!" Nem sei dizer quantas vezes já ouvi isso na vida. Ouço calado, solto aquele sorrisinho sem graça e sigo fazendo o mesmo. Por uma razão muito simples, acredito que a excelência começa com a pontualidade. E vi, como meus próprios olhos, que o simples fato de ser pontual, gerou sempre satisfação e tranquilidade muito grandes em quem me empregou. Confiaram-me muitos projetos e novos desafios no início da minha carreira por ter esta característica. Os meus concorrentes diretos, por incrível que pareça, nem se tocaram dessa vantagem.

A característica de ser pontual é cada dia mais valorizada ao longo da carreira, independente de cargo, perfil de empresa ou qualquer outra coisa. Ser pontual é algo tão raro, mas tão raro, que aquele profissional que tem já se destaca logo de cara.

O tempo hoje é o ditador do século XXI. O recurso mais escasso e mais valioso que empresas e profissionais têm para gerenciar. Tudo hoje esbarra neste limitador. Sair na frente é tão (ou mais) importante do que fazer algo bombástico. O famoso e tão citado “Timming” é um ponto importante que, muitas vezes, define o sucesso de uma empresa perante seus concorrentes. E, na minha visão, o impacto disso em uma carreira também é devastador, no bom sentido. Um profissional que cumpre prazos e é pontual SEMPRE é um profissional que carrega consigo um atributo entre os mais valorizados no mundo atual, quando tanto se fala em marketing de serviços: a confiabilidade. E por que o paralelo com o marketing de serviços? Por uma razão muito simples e objetiva. Na verdade, somos, em última instância, prestadores de serviço. E como prestador de serviço, todo profissional deve ser pontual em tudo o que faz. Isso gera credibilidade e confiança.

É pegar ou largar. Ficar na manada dos não-pontuais ou sair dela. Recomendo a segunda opção. Comece a chegar pontualmente em todos os compromissos, da festa de casamento à reunião semanal da sua equipe, sem exceção. Entregue no prazo tudo que ficar sob sua responsabilidade. Se você for gestor e tiver uma equipe, dê o exemplo e cobre de forma dura e direta a pontualidade de todos, em tudo. Peque sempre pelo excesso e nunca pela falta. Se as piadas vierem, que entrem por um ouvido e saiam pelo outro. E que estas pessoas que zombam desta qualidade rara hoje continuem assim. Serão concorrentes fáceis de bater, sem nem notarem que o mundo hoje não é dos que falam, mas dos que fazem e fazem no prazo. Até o próximo!


Marcelo Veras| Artigo, Pontualidade, Empreendedorismo, gestão, Marcelo-Veras, Inova-Business

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados