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Alex Compri
Alex Compri
Diretor da DUOHUB

Não deixe a inovação da sua empresa entrar no método picles

Para você, quais desses exemplos é inovação? Inovação em um produto, uma nova tecnologia ou nos processos? Se você não pensou nos processos, esta também é uma forma de inovação que pode ser aplicado na sua empresa.

Os processos fazem parte da inovação, e a preocupação com uma série de variáveis impede as empresas de inovar, criando uma zona de conforto e deixando todos como se estivessem na conserva. Esta conserva é o ambiente que forma o “Método Picles”. Imagine que, como em um pote de picles, temos uma diversidade de elementos com um potencial enorme de inovação. Como estão na conserva (zona de conforto) não são incentivados a inovar e viram picles.

Quebre paradigmas para sair da zona de conforto.

A palavra paradigma vem do grego e significa modelo ou padrão. Em empresas de grande porte é comum existirem processos e em muitas vezes, no ato de empreender, tentamos incluir os mesmos padrões nas PME ́s. Só que nas PME ́s temos a vantagem de não ter a mesma burocracia de aprovação de novas ideias como nas grandes empresas.

E é neste ponto que podemos fazer a diferença e temos uma oportunidade de ouro, pois temos informação a disposição e contato próximo aos clientes. Isso faz com que as decisões sejam mais rápidas e mudanças mais rápidas ainda.

Pense nas startups. A inovação nos processos é usado exaustivamente até que seja encontrado o MVP (Produto Viável Mínimo) para alavancar o negócio. Por não ter amarras, ideias são geradas, testadas, analisadas. Se der resultado, vamos em frente. Se não der, voltamos a gerar ideias, testar e analisar. Este é o princípio do Growth Hacking, muito utilizado em marketing digital para melhorar a performance de taxas de conversão em diversas etapas do funil de vendas.

Quer entender como podemos entrar fácil na conserva?

Veja o vídeo abaixo que mostra como a socialização (e aqui podemos colocar as empresas com seus modelos) estabelecem uma zona de conforto e padrões de comportamento. São paradigmas que geralmente acontecem nas empresas.

Perceba que a garota do vídeo não sabe do experimento e por ainda não fazer parte do grupo, tende a assumir o mesmo comportamento dos demais.

Entende porquê precisamos quebrar paradigmas todos os dias? Ou seja, inovar todos os dias?

Tive a oportunidade de assistir uma palestra do Doutor e Mestre em Inovação Mario Harada no Grupo de Jovens Empreendedores da ACIC, que apresentou e falou do Método Picles. Ele destacou a seguinte frase:

“Inovar também é mudar processos”​ – Mário Harada

Ok, mas o que é inovação?

Pelo manual de Oslo, inovação são todas as mudanças planejadas nas atividades com intuito de melhorar seu desempenho. Veja como inovação pode estar em um produto, no marketing ou na mudança de processos para melhorar o desempenho da sua empresa.

Modelo LEAN Toyota

Um exemplo muito famoso de inovação nos processos é o da Toyota, que utilizou o modelo LEAN, que em poucas palavras significa ter processos enxutos, e virou modelo para outras montadoras. Veja mais sobre este método aqui.

Todos os dias precisamos inovar

O que podemos fazer para melhorar nosso desempenho? Pense em todos os processos que tem na sua empresa e reflita sobre os pontos de conflito que podem fazer você ou sua empresa serem prejudicados por algum processo que está em uma zona de conforto. Alguns exemplos:

● Prospecção: Para apresentar seu produto ou serviço, meça a eficiência dos canais para saber onde você tem mais resultado.

● Cliente ideal: Saiba identificar quando o cliente está pronto para comprar ou quando ele está apenas conhecendo sua empresa.

● Time de vendas alinhado com marketing: O alinhamento entre marketing e vendas pode e deve ajustar as metas de entregas de leads qualificados para que o seu time de vendas use o histórico dos leads como argumento de venda e para auxiliar em gerar vendas mais consultivas, gerando valor para o cliente.

● Taxas de conversão: Saiba as taxas de conversão do seu funil de vendas e inove na maneira de trazer mais visitantes para o seu site ou no relacionamento com seu futuro cliente através da jornada de compra.

Quando você aplica este tipo de inovação no seu processo, eles também podem se tornar um modelo. Veja empresas como Airbnb, Uber ou iFood que inovaram no processo de compra e aquisição de serviços.

Conclusão

É preciso pensar na inovação todos os dias. Deixar sua empresa com o processo de inovação na conserva pode ser um risco nos dias de hoje quando precisamos ser rápidos nas decisões e precisos no relacionamento com clientes.

É possível inovar no processo. Seja com redução de tempo para uma atividade ou aumento de produtividade, tenha sempre o foco nos resultados a curto, médio e longo prazo.


Alex Compri|

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