http://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/151.jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.700 empresa associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas através de seus três pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Isso é o que você precisa saber sobre liderança

[Leia em 2 minutos]

Um estudo recentemente publicado nos Estados Unidos pela Associação para o Desenvolvimento de Líderes (ATD, em inglês) revelou que as empresas americanas gastaram mais de US$ 164 bilhões em treinamento e desenvolvimento no último ano, mas o desenvolvimento da lideranças representou apenas 13,5% desse valor.

De fato, a liderança muitas vezes é mistificada como algo muito relativo, porém alguns fatos mostram que existem características da liderança que não devem ser relativizados. Com base nisso, aqui estão cinco fatos que você deveria saber sobre liderança:

 

1. Líderes desempenham um papel integral na satisfação dos funcionários

Relações individuais bem estruturadas criam a espinha dorsal para uma organização forte e produtiva. Na mesma pesquisa da ATD, de 1.200 profissionais ouvidos, 88% disseram que receber elogios de um gerente era "muito" ou "extremamente" gratificante. 8% a 13% disseram que o reconhecimento era mais gratificante do que recompensas financeiras. Em um outro estudo, citado pela Forbes, foi indicado que uma liderança efetiva é o segundo principal fator na satisfação dos funcionários, logo após o alinhamento de expectativas.

2. O líder está sempre aprendendo e pronto para ouvir

Líderes eficazes otimizam sua capacidade para se envolver continuamente no processo de aprendizagem e atuam também como modelos para os outros neste quesito. Um segundo fator que diferencia os líderes efetivos é que eles estendem sua aprendizagem através de um compromisso constante para ensinar os outros. Como eles aprendem, eles ensinam; como eles ensinam, eles aprendem. No ponto em que aprendem e ensinam, eles lideram. Da mesma forma, o líder entende que todos os seguidores precisam e esperam ser ouvidos, sabendo que ouvir é a melhor maneira de aprender sobre as verdadeiras necessidades, expectativas e desejos de seus seguidores.

3. Liderança influencia o potencial de inovação

Ainda segundo a ATD, a maioria dos líderes das empresas classificam sua "cultura da inovação" como moderada ou menor do que isso. No entanto, quase todos identificam o desenvolvimento da liderança como grande causa de inovações, quando se trata de potencial para ter ideias e capacidade de realizar melhorias estratégicas. Afinal, os funcionários precisam saber se e quando eles têm permissão e tempo para pensar fora da caixa, e os líderes são responsáveis ​​por definir essas diretrizes.

4. Liderança não é nata, e pode ser desenvolvida.

É muito comum pensarmos em grandes líderes e tirarmos a conclusão precipitada de que eles possuem o “dom” da liderança desde que nasceram. Porém, a liderança se desenvolve e se revela de acordo com diversos fatores na vida de um indivíduo. Conhecimentos e treinamentos específicos podem, sim, ajudar no desenvolvimento dessa capacidade. Por isso é sempre bom buscar os conhecimentos específicos e, mais importante, colocar em prática esses conhecimentos e habilidades para atingir a liderança eficaz.

 


Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados