http://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/36.jpg
Marcelo Veras
Marcelo Veras
CEO da Atmo Educação

Foco e Excelência

\"Sim, Gramado tem uma dica para a sua carreira”

Mais uma vez fugi do carnaval. Meus amigos mais próximos sabem o quanto gosto de fugir dele, principalmente das grandes “muvucas”. Desta vez, fui apresentar a cidade de Gramado, na Serra gaúcha, para a minha filha. Ela voltou encantada. Fazia quatro anos que eu não pisava na cidade do Natal Luz. Achei que não teria grandes surpresas e fui com o espírito de ver mais do mesmo e curtir a felicidade da Júlia. Puro engano. Gramado conseguiu me surpreender, e muito. 

As ruas sempre limpíssimas, todas as lojas, restaurantes e parques muito bem decorados e cuidados, os canteiros sempre com flores, os jardins impecáveis, tudo limpo e lindo. Novos restaurantes, novos parques como o fantástico Snowland, novos museus como o Museu da Moda e o Museu de cera. E o mais marcante de Gramado, o atendimento nota mil. Dos guardas que cuidam do estacionamento público, aos atendentes do hotel e dos restaurantes, todos mais do que cordiais, encantadores. Educados, sempre com sorriso no rosto, atentos a você e ao que fala, solícitos ao dar uma informação, profundos conhecedores do que estão vendendo ou divulgando e imbuídos em fazer com que qualquer pessoa saia de Gramado profundamente satisfeita.
Quem conhece Gramado e já viajou para outros lugares do Brasil sabe do que estou falando. A diferença é brutal. Gramado deveria ser a escola de turismo do Brasil. Ali estão os melhores, em todos os quesitos. Pena que seja um caso raro em um país onde o turismo poderia ser uma marca mundial e não é. A cada nova experiência em Gramado eu me perguntava: “Como eles conseguem?” 

A resposta é mais simples do que parece: Foco e Excelência. Gramado vive de turismo. Mas outras cidades no Brasil também vivem. Isso só não basta. O que Gramado decidiu foi viver de turismo e buscar a excelência em tudo o que faz. Aí sim, deu no que deu. Conversando com alguns atendentes, manobristas no hotel, garçons e outros, pude perceber que todos foram muito bem treinados. Horas e horas de treinamento, por menor que seja a empresa onde trabalham. 
O resultado? Cidade sempre cheia, hotéis lotados, um calendário de dar inveja (Páscoa, festa do Morango, Festa do chocolate, Festival e inverno, Natal Luz e por aí vai). Cidade vibrante e crescendo de forma ordenada, pensada e planejada. Lá não se vê mendigo na rua e nem pessoas pedindo dinheiro nos semáforos. 

Gramado deixa uma lição para a nossa carreira. Mas qual será? Tenho falado muito disso e não me canso de repetir. Quer ter sucesso em algo? Foque naquilo e execute tudo como se fosse a última coisa que fosse fazer na vida. Em outras palavras, tenha foco e busque a excelência naquilo que escolher. Ser ótimo em alguma coisa é melhor do que ser bom em várias. Neste século, esse é o único caminho. Com o nível de concorrência que enfrentamos hoje no mercado e na carreira, quem não for muito bom em algo está fadado a um mero papel coadjuvante. Ao contrário, quem souber escolher as competências com as quais irá fazer a diferença onde trabalhar, estará sempre um passo à frente dos seus pares no mercado. Já dei a dica aqui em artigos anteriores: Ninguém escapa de uma pergunta em entrevistas de emprego para vagas de gestão: “Onde você faz a diferença?” O meu amigo Luis Rasquilha tem uma versão mais cruel para esta pergunta: “O que você tem que mais ninguém no mercado tem?”

E aí? Qual é a sua resposta? Onde você se destaca? O que faz melhor do que a média do mercado? Que aposta uma empresa pode fazer em você e que não vai se arrepender? A cidade de Gramado, mesmo não sendo uma pessoa, tem a resposta. Se é possível uma cidade, que depende de inúmeras entidades (poder público, empresários e pessoas), ter uma resposta clara e objetiva, você também tem que ter. Diferente de Gramado, você não depende de outros para criar seus diferenciais e deixar a sua marca. Mãos à obra! Até o próximo!
 


Marcelo Veras| Foco, excelência, treino, Gramado

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados