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Eduardo Vilas Bôas
Eduardo Vilas Bôas
Professor, consultor, blogger e editor do MMdaMODA

Exposição de produtos na altura ideal favorece o consumo

Seus produtos estão expostos na altura ideal para o consumidor tocá-los? Talvez você tenha se perguntando agora: e qual é essa altura ideal? Então vamos compreender melhor essa questão.

A exposição de produtos engloba vários aspectos, tais como coordenação de cores, correlação de categorias, posição dos produtos nos equipamentos, volume na área de vendas, se estão dentro ou fora das embalagens e, também, a altura máxima e mínima para manuseio do consumidor.

Deixar que os clientes toquem seus produtos (o que chamamos de input tátil) favorece sobremaneira o consumo. Importantes estudiosos do varejo já afirmaram isso, por exemplo, Albert Mehrabian diz que a indução ao tato dos produtos, principalmente para roupas e eletrônicos portáteis, pode ser uma estratégia de abordagem para induzir o gosto, preferências e uma atividade mais positiva. Já Paco Underhill afirma que quanto mais tempo um item passa na mão do cliente, mais propenso a comprá-lo ele estará, por isso mesmo, equipamentos de loja devem ser pensados de modo que o cliente toque livremente nas mercadorias.

Não existem padrões, até porque isso depende de diversas variáveis relativas ao ambiente de loja e ao perfil do público-alvo (por exemplo, homens, na média, são mais altos que as mulheres), mas existe sim uma referência que pode ajudá-lo a compreender se seus produtos estão muito acima ou abaixo dos limites considerados confortáveis para os indivíduos.

A norma ABNT NBR 9050:2015 estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados em projetos, construções, instalação e adaptação de edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade. Num dos capítulos da norma podemos encontrar as referências de alturas confortáveis para o manuseio de produtos, conforme ilustra a imagem abaixo:

Podemos, assim, encontrar alguns dados importantes:

- Para clientes em pé: 155 cm é alcance máximo confortável para pegar algo e 0,65 cm é a altura mínima confortável.

- Para clientes cadeirantes: 135 cm é o alcance máximo confortável para pegar algo a sua frente e 0,40cm é a altura mínima.

Dica: Se você tem equipamentos muito alto, aproveite os espaços que excedem essas faixas de referência para fazer apenas repetição de exposição!

Na prática, tenho visto lojistas trabalharem com produtos expostos a 190-200 cm. Entendo que a intenção é boa, comportar mais produtos num mesmo espaço, no entanto, a consequência para a experiência de compras e para as vendas por impulso não é nada positiva, afinal, se o cliente tiver que pensar duas vezes para pegar um produto muito alto ou muito baixo, você corre o risco de ele desistir. 


Eduardo Vilas Bôas| Eduardo-Vilas-Boas, Visual-Merchandising, Tendência

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