http://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/74.jpg
Eduardo Vilas Bôas
Eduardo Vilas Bôas
Professor, consultor, blogger e editor do MMdaMODA

Entenda como expor produtos no layout de uma loja

Dispor produtos e famílias de produtos pelo layout de uma loja é um dos maiores desafios para um varejista – pelo menos essa é a maior demanda que recebo em consultorias e treinamentos. 

E de fato, não é um assunto muito simples, ainda mais que cada mix de produto, cada marca, público-alvo e cada layout têm suas peculiaridades, porém, algumas orientações básicas podem aumentar sua assertividade nessa missão. 

Existe um modelo de estrutura geral de loja preconizado por vários autores e especialistas do segmento que pode ser aplicado a qualquer categoria varejista. Nesse modelo a loja é dividida em 5 zonas de interesse comercial. Essa divisão, no entanto, não é simplesmente didática, ela reflete a forma como o shopper reage, se relaciona e navega dentro do ponto de venda e pode ser descrita conforme a imagem abaixo.

Zona de Descompressão: são os primeiros metros de entrada da loja, espaço no qual o shopper está se ambientando à atmosfera, ou seja, seu corpo e mente vão se adaptando aos novos estímulos: loja mais fria, música ambiente, aroma interessante. Inclusive existem estudos que já comprovam que nada que é exposto ali (produtos ou comunicação) é percebido pelo consumidor, ao contrário, muita informação será entendida como um obstáculo, dificultando sua entrada no estabelecimento. Atenção: quanto maior for sua loja, maior será a sua Zona de Descompressão, podendo variar de 1 até 3 metros. 

Zona Platina: é a área de maior circulação do shopper, no entanto, ele vai identificar a loja e não o espaço em si. É onde o consumidor procura por pontos de ancoragem, isto é, estímulos que o atraiam visualmente e respondam a sua demanda pessoal. Encontrando uma exposição bonita, uma placa de sinalização elucidativa ou um material promocional convincente, ele tende a se deslocar até essas iscas. Uma estratégia bastante útil para otimizar esse espaço é usar equipamentos expositores que prendam a atenção do cliente no setor, seja através de uma pechincha, um produto exclusivo ou um lançamento. 

Zona Ouro: é a primeira área na qual o cliente se reconhece dentro da loja. Representa o maior percentual de vendas por metro quadrado do ponto de venda e está caracterizada pelas compras por impulso e promoções. É um espaço que recebe pessoas mais ansiosas (como os jovens) e imediatistas, por isso, é mais indicada também para exposição de produtos sazonais e modismos. 

Zonta Prata: é a área de cognição da loja, isto é, um espaço que melhor se adapta aos produtos e serviços que o cliente analisa com mais cautela. Os clientes mais pacientes, experientes e criteriosos tendem a avançar mais na loja chegando até essa zona. Deve-se priorizar para exposição desse espaço os produtos atemporais, com apelo de design, linhas mais caras ou Premium e produtos destinados a pessoas mais maduras. 

Zona Bronze: é o espaço de menor fluxo espontâneo da loja, por isso, é mais indicado que contemple serviços de destino da marca, como caixas, provadores, crediários e serviços complementares, como um café, e produtos de destino da marca, como básicos (repare que supermercados, farmácias e lojas de material de construção expõe o básico nessa zona). Uma categoria de produtos ou marca pontual pode ser o referencial de destino da sua loja, como é o caso do Cameba (Cama, Mesa e Banho), infantil, acessórios e calçados para o varejo de moda. 

Obviamente essas são regras genéricas e, muito provavelmente, sua loja não deve nem atender a esse formato retangular – perfeito – de layout. Procure, assim, assimilar esses conceitos-chave e identifique-os dentro do seu ponto de venda. Certamente sua exposição de produtos será mais assertiva a partir desse processo de análise. 


Eduardo Vilas Bôas| Visual-Merchandising, Eduardo-Vilas-Boas, Coluna, Blog, Zonas, Layout, Loja, Varejo

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados