http://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/212.png
 Vilage Marcas e Patentes
Vilage Marcas e Patentes

As novas tecnologias e os processos de registro de criação

A nova era da Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Automação automática, API, chatbot e bot são algumas nomenclaturas de robôs utilizados nas empresas e que facilitam a vida de qualquer corporação. Sabendo que o mercado está cada vez mais competitivo, todos os setores empresariais buscam meios de inovar a cada dia suas estratégias.

A IA agiliza procedimentos por meio dos processos-chave, utilizando a metodologia RPA (Robotic Process Automation) ou algo traduzido como “Processo de Automação por Robôs”. Algumas das vantagens em adotar essa estratégia é a otimização de metodologias, controle de resultados, diminuição de inconsistências, etc.

Para Leandro Cruz, sócio da Oystr e um dos palestrantes na 6ª Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE), a aposta da vez é na revolução de equipamentos que simulam o raciocínio humano no mercado jurídico brasileiro. Cruz é um dos principais criadores de robôs para esse mercado, que já trabalham por meio da IA para grandes empresas no Brasil e no mundo. O objetivo é tornar os procedimentos mais rápidos e produtivos, permitindo que os advogados se concentrem no essencial, em advogar.

Hoje no Brasil, cerca de 60% do tráfego na internet são constituídos por bots, programas de computador criados para rodar na web realizando tarefas repetitivas e automatizadas. “Os robôs são excelentes em muitas coisas que nós, humanos não somos. Eles executam tarefas repetitivas sem erros, e conseguem processar, classificar e reconhecer padrões em uma enorme quantidade de dados”, diz Cruz.

Mas, se você um é desenvolvedor de processos para automatização, cuidado. Toda vez que um produto ou serviço inovador é desenvolvido, se faz necessário garantir que o invento não seja copiado por concorrentes. Para isso, requerer a patente da sua invenção é fundamental.

A patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade. Ela é cedida aos criadores ou a pessoas físicas e jurídicas que são detentoras do direito da criação. A proteção tem validade em todo o território nacional, em cada país em que ela é concedida.

Hoje, existem duas naturezas de patentes, as de invenção, que tem validade de 20 anos a partir da data do requerimento e a de modelo de utilidade, que é válida por 15 anos. Após os términos das vigências, a invenção cai em domínio público.

Para evitar problemas com patentes, um dos parceiros e apoiadores da ACIC, a VILAGE Marcas e Patentes, que está há mais de 32 anos no mercado, pode te ajudar, oferecendo consultoria e profissionais especializados. A VILAGE tem o intuito de proteger a propriedade intelectual dos criadores de novas tecnologias.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre patentes? Entre em contato: 0800 703 9009 / campinas@vilage.com.br


Vilage Marcas e Patentes|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados